Debate dos candidatos à Prefeitura de Conquista é neste sábado, na TV e Rádio Uesb

A candidata Maris Stella Schiavo conseguiu liminar na Justiça para participar do debate político, enquanto o atual prefeito Herzem Gusmão desistiu de comparecer 6 de novembro de 2020 Andressa Oliveira

O debate dos prefeituráveis de Vitória da Conquista, neste sábado (07/11), organizado pela TV e Rádio Uesb vai começar 18h30 e contará com a presença de Maris Stella (Rede), que garantiu a participação na Justiça, Professor Ferdinand (PSOL), Herling Conceição (PSL), Romilson Filho (PP) e Zé Raimundo (PT). O candidato David Salomão (PRTB) não confirmou presença e o atual prefeito, Herzem Gusmão, cancelou a ida na sexta-feira (06/11) sem explicar o motivo.

A participação de Maris Stella tinha sida vedado porque seu partido, a Rede, não teria a cota mínima de quatro deputados no Congresso Nacional, uma regra da Lei Eleitoral. No entanto, nesta quinta feira (05/11), a 41ª Zona Eleitoral de Conquista, concedeu liminar de autorização para a candidata comparecer ao debate.

De acordo com o juiz Cláudio Augusto Daltro de Freitas, houve comprovação do número mínimo exigido de representantes do partido Rede Sustentabilidade no Congresso Nacional, que foram eleitos na eleição geral de 2018, de modo que o direito da candidata estava assegurado. Ele destacou ainda que, quando o direito de participação política é negado, isso “impacta negativamente no equilíbrio, na igualdade e na lisura no pleito eleitoral”.

Esse é o segundo debate político promovido pelo Sistema de Rádio e Televisão da Uesb em Conquista. O primeiro aconteceu em 29 de setembro, pela TV e rádio Uesb em parceria com o Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (Simmp), cujo tema abordado foi a educação. Nesse debate, não compareceram Herzem Gusmão (MDB) nem Zé Raimndo (PT).

O debate será transmitido simultaneamente pela TV Uesb e Uesb FM e pelo Youtube, Facebook e Twitter.

#eleições2020 #debatepolítico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *