12 podcasts liderados por comunicadores pretos

24 de junho de 2020 Alma preta

Em 2019, o consumo brasileiro por podcasts cresceu em 67%, sendo que 40% das pessoas conectados à internet já escutaram algum tipo de conteúdo nesse formato no país. Apesar do crescimento, o podcast não é uma mídia tão democrática e acessível como o rádio, já que apenas 30% das classes C e D possuem acesso à internet. Como a população negra, pretos e pardos, segundo categorização do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), é a que mais sofre com a desigualdade social e econômica no Brasil, tendo poucos conteúdos sobre a sua realidade e com produções de profissionais da mesma cor de pele, o site Alma Preta fez uma seleção especial de podcast que foram criados e são produzidos por comunicadores negros.

Confira 12 deles e desfrute de um conteúdo que demostra que representatividade importa. Segue abaixo as descrições de cada um.

1- Meteora Podcast
Protagonizado por mulheres de todos os estilos e gerações, o podcast quinzenal debate diversos temas e tem como diferencial a empatia do público que se reconhece nessas vivências. É apresentado pela jornalista e empresária Cris Guterres e pela publicitária Renata Hilário, tem como colunista a astróloga Papisa e a artista e escritora Dona Jacira

2- Siriricas
Podcast e plataforma de conteúdo feito por mulheres negras para mulheres negras. Seu maior intuito é fazer episódios que ajudem na construção da autoestima que possibilite novas perspectivas para essas mulheres.

3-Negro da Semana
Apresentado por Alê Garcia, escritor e criador de conteúdo que conta a cada sete dias a história de pessoas negras como Elza Soares, Mano Brown, Martin Luther King, Cartola e muitos outros. Quinzenalmente Alê divide os conteúdos em literatura, entrevistas e filmes em que apresenta obras clássicas e contemporâneas de temática ou autores negros.

4- Influência Negra
Apresentado pelos jornalistas Nathalia Braga e Cleyton Santana, que trazem nessa temporada de 12 episódios que abordam questões que permeiam a vida da juventude negra dentro e fora da internet, como alimentação, sexualidade, cultura pop, intercâmbio, família e relacionamentos.

5- Afetos
Criado pelas comunicadoras Gabi Oliveira e Karina Vieira para falar sobre assuntos que tocam de forma sensível, responsável, humanizando os afetos e sentimentos das pessoas negras.

6- Pretas na rede
Feito por mulheres negras que explicitam seus longos de vista e falam sobre tudo, relacionamentos, músicas, comunicação, infância e eventos culturais são alguns temas abordados

7- Infiltrados no Cast
Traz discussões políticas, sociais e culturais e traz pensadores negros para dentro dos maiores debates da sociedade. Além de analistas as polêmicas da sociedade levando em conta o contexto histórico do país.

8-Angu de Grilo
Produzido por Flávia Oliveira e Isabela Reis, conta com leveza, bom humor e informalidade

 

9- AfroPai
Podcast sobre paternidade preta que tem como objetivo conversar sobre as dificuldades, apresentar-se semelhanças e acolher problemas com a criação dos filhos e filhas.

10- AmarElo- O filme invisível
Podcast criado pelo Emicida que traz em três capítulos o rapper desvendando as referências das letras e composições de seu mais recente disco de estúdio.

11- AmarElo Prisma
Emicida tambem traz o nome ‘AmarElo’ para o projeto “AmarElo Prisma” uma plataforma de conteúdo e informação construída através de vários olhares que se organizam para projetar no mundo como um raio de luz. O objetivo é promover uma mudança de comportamento que permeia o respeito à pluralidade do Brasil

12- Pandemia Sem Neutose
Produzido pelos sites de comunicação Alma Preta, Desentola e Não me Enrola e Periferia em Movimento e a jornalista Gisele Brito, o podcast informa sobre prevenção, combate às fake news e medidas do poder público relacionadas ao Covid-19. A iniciativa é voltada para os moradores das periferias, que podem enviar perguntas pelo WhatsApp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *