Alunos de Jornalismo da Uesb participam de Seminário Internacional na UFC

2ª edição do Práxisjor reuniu pesquisadores e profissionais do jornalismo de diferentes instituições do país 28 de setembro de 2018

Entre os dias 19 e 21 de setembro, quatro estudantes do curso de Jornalismo da Uesb participaram do 2º Práxisjor (Seminário Internacional Pensar e Fazer Jornalismo), realizado pela Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. A segunda edição do evento, cujo tema foi “Identidade(s) Jornalística(s)”, contou com a apresentação de artigos relacionados às transformações estruturais que norteiam as praticas jornalísticas na atualidade, tendo como eixos temáticos “Trabalho”, “Narrativas”, “Ética” e “Formação”.

Afonso Ribas, um dos estudantes do quarteto, apresentou o artigo “Jornalismo Pós-Industrial e colaboração em rede: uma análise das plataformas Connectas e The Intercept_Brasil”. Ele destacou a importância de sua participação no evento. “Durante a graduação, se temos a oportunidade de participar de algum evento externo para apresentar um trabalho ou para participar de um minicurso, é sempre agregador, sempre está trazendo algo a mais para o nosso currículo. É uma forma de nos desenvolvermos profissionalmente e, principalmente, academicamente”, disse.

Victória Lobo, também estudante do sétimo semestre, foi outra aluna que também participou do Práxisjor. Ela apresentou o artigo “Narrativas de vida e (auto)formação: experienciando a compreensão de si pela heterobiografia no curso de Jornalismo da Uesb”. Para a discente, os eventos acadêmicos são espaços de ampliação do conhecimento. “O Práxisjor é um evento específico de nossa área, o jornalismo, onde encontramos pessoas que estudam ou estudaram esse curso. Em lugares assim, a gente  amplia os contatos”.

Yasmin Miranda e Tarcísio Arcanjo, ambos do quinto semestre, também estiveram presentes, com os respectivos trabalhos: “Mulher, estereótipo de gênero e jornalismo: um estudo de caso do site Think Olga” e “Análise dos dilemas éticos enfretados pelos redatores de Guanambi”.

Além da apresentação de trabalhos, os alunos puderam participar de mesas temáticas que integraram a programação do evento, compostas por professores de diferentes instituições do país, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e ESPM.

 

Foto de capa: Estudantes do curso de Jornalismo da Uesb e um dos organizadores do evento, o professor Rafael Rodrigues, da UFC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *