Curso de introdução ao jornalismo de dados será realizado em Salvador

As aulas acontecem ainda este mês e incluem exercícios monitorados de obtenção, raspagem, limpeza e análise de dados digitais 13 de setembro de 2018

Informação precisa e transparente. Essa premissa fundamental do jornalismo requer cada vez mais atenção dos profissionais da área no cenário contemporâneo, dada a importância que as tecnologias digitais de comunicação assumiram no contexto atual. Com isso, saber lidar com dados digitais se tornou quase que uma exigência para a prática jornalística cotidiana. Nesse sentido, a Escola de Dados, promoverá em Salvador, entre os dias 20 e 22 de setembro, o curso “Transformando Dados em Histórias”.

No curso, serão apresentadas as principais técnicas empregadas no fluxo do trabalho com dados e os participantes poderão aprender, a partir de exemplos reais e práticos, a usar diferentes métodos e ferramentas para obter, raspar, limpar e analisar dados das mais diversas bases digitais. As aulas incluem exercícios monitorados e exposições orais sobre o tema. Elas serão dividas em cinco módulos: fundamentos dos dados digitais; raspando e obtendo dados; limpeza e preparação dos dados; análise: transformando dados em informação; e visualização e publicação.

O curso acontecerá na Unifacs, campus Tancredo Neves, e será ministrado por Juan Torres, editor de Inovação no jornal Correio, gerente da Escola de Dados e diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Além de jornalistas, podem participar cientistas sociais, estudantes e pesquisadores, membros de organizações da sociedade civil e demais interessados na construção de narrativas baseadas em dados. O curso custa R$450,00 e para comprá-lo, basta acessar o link disponível aqui.

A Escola de Dados disponibilizará certificado de conclusão para quem cumprir a carga horária das atividades, que totaliza vinte horas. Para obter mais informações ou em caso de dúvida, entre em contato através do e-mail contato@escoladedados.org.

Foto principal: Escola de Dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *