Eleições de 2020 apresentam maior número de candidatos que atuam na comunicação

Os radialistas e locutores são os que têm mais destaques este ano com 18 candidaturas a mais em relação a 2016 quando foram 123 candidatos 15 de novembro de 2020 Sara Dutra

Neste domingo (15/11), acontece as eleições e o número de candidatos que atuam na área da comunicação aumentou em relação a 2016. De acordo com as ocupações declaradas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi de 223 para 272 candidaturas, ou seja, houve um aumento de 21,9%.

Segundo levantamento feito pela Associação Bahiana de Imprensa (ABI) junto ao TSE, dos 417 municípios baianos, 120 tem pelo menos um candidato ou candidata profissional da comunicação. Com destaque para Salvador, com 22 profissionais, em seguida Feira de Santana, com 21. Além disso, os radialistas e locutores são os que têm maior peso nos números de candidaturas, apenas neste ano na Bahia, são 141 trabalhadores.

O doutor em Comunicação e Cultura com pesquisa na área de política, Samuel Barros, acredita que por serem pessoas conhecidas, os comunicadores se sentem mais encorajados a participarem das eleições. “Em uma campanha mais curta e espremida entre tantas outras preocupações é compreensível que pessoas que já têm reconhecimento público tenham sido elevadas à condição de candidato”, diz Samuel.

Mas ele alerta que mesmo assim, a escolha do candidato tem que ser feita com cuidado, não ser apenas baseada no reconhecimento popular. “É preciso lembrar que uma imagem pública positiva não garante eleição para ninguém. É preciso que as pessoas entendam essa imagem como adequada para o cargo que o candidato disputa”.

Em Vitória da Conquista, também há candidatos que atuam na área da comunicação. Como a candidata à vice-prefeita, Luciana Oliveira (PT), que já atuou na política como jornalista e é concursada da Câmara de Vereadores do Município de Vitória da Conquista.

“O que acredito mesmo que destaca o comunicador é se tem uma trajetória profissional pautada pela ética, profissionalismo e seriedade. Independente da disputa eleitoral, prezo por esses valores. É o que nos destaca positivamente em qualquer circunstância“, disse Luciana.

Como representante da rádio, Vitória da Conquista também tem Herzem Gusmão (MDB), candidato à prefeitura do município, jornalista e radialista, mas que se autodeclarou ao TSE, como prefeito. Há também vereadores que se declararam comunicólogos, como os locutores e radialistas, Edson Araújo de Oliveira (Avante), conhecido como Peão Araújo e Josenildo Freitas Nascimento (PSC), conhecido como Nildo Freitas.

Para ter acesso a lista completa, basta acessar o site da ABI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *