Aluna da Uesb é selecionada para oficina de Jornalismo Digital em São Paulo

Jade Dias está entre os 30 jovens de todo o Brasil que irão aprender sobre direito à cidade e mobilidade urbana e produzir conteúdos para série especial do Nexo Jornal 10 de outubro de 2019

A estudante do sétimo semestre do curso de Jornalismo da Uesb, Jade Dias Oliveira, foi uma das selecionadas para a oficina Lab 99 + Nexo de Jornalismo Digital que acontece em em São Paulo, nos dias 11, 12 e 13 de outubro de 2019.

Entre os 30 jovens selecionados de todo o Brasil, estão recém-formados com até dois anos de curso concluído ou do último ano de graduação dos cursos de Jornalismo ou Comunicação Social (com ênfase em Jornalismo). É uma promoção do Nexo Jornal, em parceria com o aplicativo de mobilidade urbana 99, e tem como tema “A cidade como pauta: desafios e soluções de mobilidade urbana”.

“Em tempos de notícias rasas e fake news, chega a ser uma imposição ética investir num jornalismo de qualidade e com profundidade”, Jade Dias. Foto: Tamyres Lenes

As inscrições aconteceram entre os dias 16 e 22 de setembro de 2019 por meio de um formulário online. Para participar, a aluna submeteu uma pauta alinhada ao tema, além de anexar um minicurrículo com os trabalhos jornalísticos mais condizentes com a proposta e listar os seus veículos midiáticos e redes sociais mais acessados. A seleção deu enfoque também à diversidade de experiências culturais e sociais dos participantes, dando importância à representatividade de jornalistas de todas as regiões brasileiras.

Durante a oficina, os participantes serão exposto aos principais conceitos sobre direito à cidade e mobilidade urbana e aprenderão a produzir diferentes formatos narrativos do jornalismo digital. A proposta é de que, ao final do curso, eles produzam conteúdos exclusivos, sob a orientação de editores do Nexo, havendo ainda a possibilidade de serem premiados na categoria Jovens Jornalistas do Prêmio 99 de Jornalismo 2019.

A iniciativa do NEXO, além de investir no bom jornalismo, estimula inúmeros estudantes que estão distantes das regiões metropolitanas, mas que desejam fazer parte de um grande veículo, ao valorizar contextos diversos e destacar a riqueza da vivência na produção e no consumo de notícias no Brasil. A estudante da UESB, Jade Dias, disse estar entusiasmada com a oportunidade. “Em tempos de notícias rasas e fake news, chega a ser uma imposição ética investir num jornalismo de qualidade e com profundidade. Espero me qualificar nessa oficina e em quantas mais surgirem”, declarou.

Após a oficina, todo o material produzido será publicado em uma série especial e inédita no Nexo.

Imagem de capa: Pexels

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *