Grupo de pesquisa em Jornalismo da UFBA realiza debate sobre educação midiática nesta quinta-feira (29)

A sessão acontecerá ser às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do GJol, e contará com três debatedores 27 de outubro de 2020 Alessandra Oliveira (GJol)

Meios de comunicação têm se esforçado na tarefa de captar leitores em um mundo saturado de informação. Muito tem se pensado sobre criação de plataformas, formatos e narrativas. Há um aspecto basilar, porém, que não costuma ser levado em consideração para atração e retenção de público: o letramento da audiência. Sem a capacidade de ler criticamente, não há interesse pela informação de qualidade e corre-se um grande risco ao exercício pleno da democracia.

Pensando que não há jornalismo sem democracia, a sétima edição do GJol Cast – Conversas Digitais terá como tema “Educar para melhor informar: possibilidades do jornalismo no combate à desinformação”. A sessão acontecerá no dia 29 de outubro, quinta-feira, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do youtube do GJol.

Participarão do debate ao vivo os convidados Ismar Soares, professor da USP, que ressemantizou, em 1999, o neologismo Educomunicação e implementou a Licenciatura em Educomunicação também na USP; Maria Carolina Cristianini, jornalista com mais de 15 anos de experiência na área de jornalismo infantojuvenil e editora-chefe do jornal Joca; Patrícia Blanco, relações públicas e presidente do Instituto Palavra Aberta, instituição que criou o EducaMídia. Blanco ainda integra a Comissão Permanente de Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos e o Conselho de Comunicação Social do Congresso e o Conselho de Ética do Conar. A mediação ficará por conta da jornalista Alessandra Oliveira, que é pesquisadora do GJol e mestranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas.  As edições anteriores do GJol Cast – Conversas Digitais estão no nosso canal do Youtube.

Alessandra Oliveira, pesquisadora do GJOL e mediadora do debate.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *