SBPJor lança quarta coletânea de pesquisas com o livro “Narrativas Midiáticas Contemporâneas: Epistemologias Dissidentes”

O livro é uma viagem histórica pelo passado, presente e formação do Brasil 11 de dezembro de 2020 Denilson Soares

Na noite de 10 de dezembro, a rede de pesquisa SBPJor lançou o livro “Narrativas Midiáticas Contemporâneas: Epistemologias Dissidentes”, em uma live. O lançamento faz parte do quarto livro-coletânea produzido no âmbito da Rede de Pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas (Renami), que é vinculada à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

O livro contém 26 capítulos e está em formato e-book. Cada capítulo aborda diferentes noções hegemônicas presentes em narrativas da comunicação (ficcionais e não ficcionais), frequentemente pacificadas e normalizadas, que aqui são tensionadas e desafiadas. São abordadas as construções culturais em torno dos povos originários do território brasileiro, construções de gênero, de raça e de classe, de punitivismo, de conflitos e de paz, o lugar da subjetividade, da experimentação estética e da experiência dos sujeitos na produção jornalística, as noções de verdade. A noção de decolonialidade perpassa boa parte dos capítulos, que trazem a preocupação com a desconstrução e superação das posturas colonialistas em seus aspectos culturais, ideológicos e epistemológicos.

O livro está disponível gratuitamente para download no site da editora Catarse.

Fonte: SBPJor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *