Secretaria de Políticas para as Mulheres na Bahia lança o “Zap Respeita as Mina”

Durante a pandemia da covid-19, os casos de violência contra a mulher aumentaram em 40% no Brasil 19 de novembro de 2020 Júlia Andrade

Desde esta quinta-feira (19/11), as mulheres baianas tem mais um serviço para denunciar violências que tenham sofrido, é o “Zap Respeita as Mina”, uma plataforma exclusiva para o recebimento das denúncias. O Whatsapp é número (71) 9909-9322. 

O projeto da Secretaria de Políticas para as Mulheres Bahia (SPMBa) utiliza de inteligência artificial para produzir respostas automáticas relacionadas à violência familiar e doméstica. Caso seja uma emergência, o acesso é direcionado a atendentes via contato direto com a Polícia Militar, no número 190, e se o caso for grave, a polícia  poderá ser acionada imediatamente.

Outra alternativa para utilizar “Zap Respeita as Mina” é entrar no site da SPMBa, www.mulheres.ba.gov.br. Na página inicial, é preciso clicar no ícone do programa que fica no canto superior direito. Então a usuária é direcionada a um chat, em que deve selecionar um número correspondente a sua dúvida e uma resposta automática vai aparecendo.

Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMDH), em abril, com apenas um mês de pandemia da covid-19, a quantidade de ligações recebidas no número 180,  que é a Central de Atendimento à Mulher, aumentou quase em 40% em relação ao mesmo mês em 2019 no Brasil. Para a secretária da SMPBa, Julieta Palmeira, o serviço é mais uma opção para as mulheres vítimas de violência, principalmente durante a pandemia da covid-19.

Foto: Secom/BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *