Abaixo-assinado busca 12 mil assinaturas para tornar lei o ensino do respeito aos animais nas escolas municipais

A ideia foi inspirada no projeto "Mundo Animal", que é desenvolvido em escolas de Aragão, na Espanha, onde as crianças têm aulas semanais em que aprendem a respeitar os animais 7 de maio de 2021 Denilson Soares

A mestre pela Uesb Daiana Kelly Lisboa e sua orientadora na pós-graduação na instituição, a professora Gabriele Marisco, estão com o abaixo-assinado “A luta pelo respeito aos animais começa nas escolas“. Elas buscam o apoio popular para colocarem a proposta em votação na Câmara Municipal de Vitória da Conquista e transformarem o conhecimento sobre a fauna urbana, a defesa dos animais e informações sobre zoonoses em um projeto de lei voltado a educar estudantes nas escolas do município.

De acordo com Marisco, a ideia foi inspirada no projeto “Mundo Animal”, que é desenvolvido em escolas da cidade de Aragão, na Espanha, onde as crianças têm aulas semanais em que aprendem a respeitar os animais. “Eu contatei o pessoal da Espanha, que me mandou todo material em PDF de como eles trabalham. Então a gente estudou esse material, e criamos na dissertação de Daiana um projeto para abordar o respeito aos animais nas escolas,” explicou.

No trabalho de pós-graduação de Ensino, oferecido pela Uesb, a então mestranda Daiana Kelly aplicou o projeto espanhol em uma escola do bairro Nossa Senhora Aparecida. “A partir dos estudos e da pesquisa da Daiana, foi possível observar que a escola é o local ideal para inserção desses assuntos sobre o respeito aos animais”, disse Marisco.

No Brasil, há um projeto similar em tramitação no estado de São Paulo, o projeto de Lei N° 345, de 2019, que visa a inserção nas escolas estaduais na temática do  respeito aos animais. “Partindo dessas ideias e da relevância do trabalho de Daiane, a gente em parceria com o Olhar Pet Solidário, que é um grupo de protetores de animais de Conquista, que trabalha à frente da causa animal, a gente criou esse abaixo-assinado”, enfatizou.

Para que o projeto de iniciativa popular comece a tramitar na Câmara de Conquista, o abaixo-assinado precisa de 5% do eleitorado da cidade, o equivalente a 12 mil assinaturas de eleitores votantes no município. Se alcançar o número esperado de assinaturas, esse será o primeiro projeto popular encaminhado à Câmara que está vinculado à universidade e a um grupo de protetores que defendem a causa animal.

O projeto não prevê nem um custo adicional nos gastos da Prefeitura. “Esse projeto pode ser iniciado nas escolas de turno integral. Os professores e monitores poderão ser treinados ou fazer uma formação conosco a partir do nosso trabalho”, destacou a professora da Uesb.

Imagem em destaque: Projeto ‘A luta pelo respeito aos animais começa nas escolas’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *