Bahia recebeu mais de um milhão de doses de vacinas nesta quarta (1º)

 Conquista terá vacinação apenas da segunda dose na cidade e imunização da primeira aplicação na zona rural nesta quinta (02) 1 de setembro de 2021 Mikhaelle Piagio

Nesta quarta-feira (1º/09), a Bahia recebeu mais de um milhão de doses de vacinas contra a covid-19. Desde o início da vacinação, é a primeira vez que o estado recebe essa quantidade de imunizantes em um único dia.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), o estado recebeu um total de 1.052.990 de doses de vacinas, dividido em duas remessas. A primeira remessa, com 955.880 doses da Sinovac/Coronavac, chegou às 9h45. E a segunda com 97.110 doses da Pfizer/BioNtech, às 18h.

O estado ainda espera receber mais 71.500 doses da AstraZeneca/Fiocruz, na próxima quinta-feira (02/09). A previsão é de que a próxima remessa chegue a Salvador às 16h55, em um voo com pouso agendado no aeroporto da capital baiana.

Segundo a Sesab, as vacinas recebidas nesses dois dias serão destinadas às aplicações de primeira e segunda dose. E que, após a equipe de Imunização do Estado conferir as cargas, as doses recebidas serão enviadas para as regionais de saúde, de onde serão encaminhadas para os municípios.

Com as cargas desta quarta (1º/09) e quinta-feira (02/09), a Bahia chegará ao total de 16.720.858 doses de vacinas recebidas. Das quais, 6.384.718 são da Sinovac/Coronavac, 6.751.580 da Oxford/AstraZeneca, 3.323.460 da Pfizer e 261.100 da Janssen.

Vacinação em Conquista

Em Vitória da Conquista, nesta quinta-feira (02/09), a aplicação da primeira dose continua suspensa na cidade. A imunização será realizada apenas na zona rural e nos povoados de Lagoa de Justino, Batalha e Lagoa do Arroz.

O último dia de aplicação da primeira dose na zona urbana foi segunda-feira (30/08), em pessoas com idade de 23 anos ou mais. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a aplicação permanece suspensa porque a cidade ainda não teve reposição de vacinas para retomar a vacinação. A previsão é que o município receba novas doses até sexta-feira (03/09).

Enquanto isso, na zona urbana, segue a aplicação da segunda dose, que, nesta quinta (02/09), será destinada às pessoas com data de retorno para o dia 4 de setembro ou datas anteriores.

Segundo a SMS, os pontos de vacinação estão divididos por fabricantes, para evitar mistura e erros de imunização. Para tomar a segunda dose, as pessoas devem apresentar o cartão de vacina e documento pessoal com Cadastros de Pessoas Físicas (CPF).

A segunda dose da Pfizer estará disponível, das 9h às 16h, no ponto fixo para pedestres do Ginásio da Nova Sião, no bairro Alto Maron. E na modalidade dentro do carro, no Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), bairro Kadija.

Já a segunda dose da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz estará disponível, das 8h às 12h e das 14h às 16h, em 12 unidades de saúde. São elas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Panorama; Hugo de Castro, no bairro Guarani; Vila América; Dr. Admário Santos, no bairro Brasil e CAE II, bairro São Vicente. Também nas Unidades de Saúde da Família (USF) Vila Serrana; Jardim Valéria; Conveima; Solange Hortélio, na Urbis II; Nova Cidade; Miro Cairo e Urbis VI.

A segunda dose da CoronaVac/Butantan também será ofertada nos horários das 8h às 12h e das 14h às 16h. Porém, apenas em seis Unidades de Saúde da Família. São elas a Nelson Barros, no bairro Kadija; a Nestor Guimarães, no bairro Jurema; a Morada dos Pássaros; a Urbis V; a Pedrinhas e a Recanto das Águas.

Dados da covid

Nesta quarta-feira (1º/09), Conquista contabilizou 19 novos casos de pessoas infectadas pela covid-19. Com esses, o município totaliza 34.772 casos positivos. Dos quais, 34.071 são de pessoas consideradas recuperadas, 90 são permanecem com o vírus ativo e 611 morreram.

De acordo com o Boletim Epidemiológico (BE), até o momento, 740 casos suspeitos aguardam classificação final.

A taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) é de 28,3%. O município dispõe de 118 leitos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (Sus) para pacientes com covid-19, dos quais 31 estão ocupados.

 

Foto destacada: GovBa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *