Conquista amplia vacinação dos idosos enquanto governo estadual diz que imunizará os policiais

Pessoas que vivem com HIV também foram incluídas no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19 30 de março de 2021 Gabriela Souza

Começou nesta terça-feira (30/03), em Vitória da Conquista, mais outra etapa escalonada de vacinação. Idosos com 69 anos ou mais já podem tomar a primeira dose da vacina contra a covid-19. Enquanto isso, o governo da Bahia divulgou que iniciará, nesta quinta-feira (1º/04), a imunização dos policiais no estado. O Ministério da Saúde informou também que vacinará os portadores de HIV.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Conquista, o calendário de vacinação na cidade foi acelerado com a chegada, na última sexta (26/03), de 7.240 doses dos imunizantes da CoronaVac/Butantã e da AstraZeneca/Fiocruz.

O escalonamento por faixa etária é o seguinte: hoje foram vacinados os idosos com 69 anos, já nesta quarta-feira (31/03), serão aqueles com 68 anos, e na quinta (1 º/04), é a vez do grupo a partir dos 67 anos. Esses idosos podem procurar um dos cinco pontos estratégicos de vacinação das 9h às 16h.

Na modalidade drive-thru, os idosos podem ir à Universidade Federal da Bahia (Ufba) e no Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO). Também tem a opção para os pedestres, na quadra esportiva da Fainor (Candeias), no Salão Paroquial da Santa Luzia (Urbis V) e na Paróquia Rainha da Paz (Patagônia).

Para receber a primeira dose da imunização, é importante levar algum documento de identificação pessoal com CPF. Os idosos de etapas anteriores que ainda não foram vacinados devem procurar um dos cinco pontos de vacinação para serem imunizados.

Policiais

Em nível estadual, o governo divulgou, nesta terça-feira (30/03), que as forças de segurança e salvamento da Bahia, que incluem policiais civis, federais, militares, bombeiros e guardas municipais, com mais de 50, foram incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19 e receberão a primeira dose esta semana. Segundo o secretário de saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “a imunização contemplará todos que estão na ativa e iniciará de modo escalonado, com pessoas acima de 50 anos”.

HIV serão vacinados 

O Ministério da Saúde também inseriu pessoas que vivem com o HIV, de 18 a 59 anos, no grupo prioritário da vacinação contra a covid-19 nesta segunda (29/03). Em nota técnica, o órgão informou que pretende “reduzir o impacto da pandemia nesse grupo, especialmente em relação ao risco de hospitalização e óbito, e respeitar o conceito de equidade do Sistema Único de Saúde (SUS)”. A vacinação nesse grupo deve começar quando terminar a imunização de pessoas com 60 e 64 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, todas as pessoas que vivem com o HIV, dos 18 aos 59 anos, serão prioridade na vacinação, independentemente da contagem de linfócitos T-CD4+. O início da vacinação para esse grupo ainda será informado por meio do Programa Nacional de Imunização.

Fonte: PMVC/Sesab/Correio 

Foto: Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *