Liberada a 2ª dose da vacina para idosos a partir de 87 anos e trabalhadores da saúde em Conquista

O ponto de vacinação da Quadra Esportiva da Fainor foi suspenso por causa da baixa procura pela segunda dose 9 de março de 2021 Mariana Oliveira

Em Vitória da Conquista, idosos acima de 87 anos e trabalhadores da saúde já podem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19 a partir desta terça-feira, das 9h às 16h. Ao contrário da primeira vez, a vacinação ocorrerá apenas no drive thru do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO). 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foi suspenso o ponto de vacinação instalado na Quadra Esportiva da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) devido à baixa procura pela segunda dose do imunizante. A Prefeitura não soube explicar o motivo da redução, mas salientou a importância da segunda dose. Essa exigência é tanto para a vacina Coronavac, produzida no Brasil em parceria com o Instituto Butantan, como também para a desenvolvida pela universidade de Oxford, em parceria com a biofarmacêutica AstraZeneca. Ambas já foram disponibilizadas para a cidade

Receber a vacinação na dosagem completa é essencial para se atingir a eficácia esperada pela vacina e gerar a produção de anticorpos contra o vírus da covid-19, a um nível considerado seguro. O período de espera entre uma dose e a outra não garante que a pessoa esteja imunizada. A resposta de imunidade geralmente só acontece entre 10 e 14 dias depois da aplicação da segunda dose da vacina.

Para ser vacinado, é necessário se dirigir ao ponto de vacinação por meio de um automóvel (moto ou carro), tendo em mãos um documento de identificação com foto e o cartão de vacinação com a data marcada para segunda dose, de acordo com o calendário da segunda dose da Coronavac disponibilizado pela Prefeitura, que pode ser conferido na imagem abaixo. 

 

Fonte: PMVC

Fotos: PMVC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *