Prefeitura de Conquista mantém autorização de eventos com 50 pessoas durante o São João

Segundo o Boletim Epidemiológico municipal de ontem (21/06), a cidade já perdeu 530 pessoas para a covid-19 e tem 31.450 casos confirmados da doença, desde o início da pandemia 22 de junho de 2021 Mariana Oliveira

A Prefeitura de Vitória da Conquista decidiu prorrogar as medidas de prevenção contra a covid-19 até o dia 27 de junho. A prorrogação tem validade desde ontem (21/06).

Segundo o decreto, publicado ontem (21/06) no Diário Oficial do município, os horários de funcionamento de shoppings centers (das 10h às 21h), do comércio de rua e dos estabelecimentos que prestam serviços até as 20h (incluindo sábados e domingos) permanecem os mesmos.

Outra medida mantida pela prefeitura é a autorização para a realização de eventos. Cerimônias científicas, profissionais, casamentos e solenidades de formatura podem ser realizadas, desde que o público corresponda a 50% da capacidade do local, até 50 espectadores. De acordo com a prefeitura, festas e shows continuam proibidos.

Para serem realizados, esses eventos dependem da autorização da Vigilância Sanitária com cinco dias de antecedência. Também precisam respeitar os protocolos sanitários, como o distanciamento mínimo de 1,5m, sem contato físico entre os participantes, o uso obrigatório de máscaras e higienização das mãos com álcool em gel, além da aferição de temperatura na entrada do local.

Medidas estaduais 

De acordo com o governo da Bahia, desde o dia 15 de junho, a venda de bebidas alcoólicas está proibida e a locomoção de pessoas entre 21h e 5h segue restrita, em todo território baiano.

Segundo o decreto estadual, estão suspensas a venda de bebidas alcoólicas em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, das 18h de 23 de junho até as 5h de 28 de junho. A restrição noturna da locomoção de pessoas vai até o dia 29 de junho. 

Outra suspensão decretada pelo governo baiano foi o transporte coletivo intermunicipal rodoviário. Em toda a Bahia, no período junino, estão suspensas a circulação e saída, a partir da meia-noite de ontem (21/06), e, a partir das 9h de 21 de junho, a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal rodoviário, público e privado, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A suspensão vai até as 5h de 28 de junho. 

A única empresa de transporte coletivo intermunicipal que seguirá com a prestação do serviço é a Novo Horizonte, devido a uma liminar judicial que a empresa possui desde 2020. Em relação à empresa Águia Branca, somente as viagens intermunicipais estão suspensas. Viagens que passam pela Bahia, dos seguintes estados seguem normalmente: Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. 

Dados da covid-19 e vacinação

Segundo o Boletim Epidemiológico Municipal de ontem (21/06), a cidade já perdeu 530 pessoas para a covid-19 e tem 31.450 casos confirmados da doença, desde o início da pandemia. As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estavam em 90% de sua capacidade. 30.458 pessoas estão recuperadas e 462 seguem com o vírus ativo.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou que, até esta terça-feira (22/06). Conquista já aplicou 92,1% das primeiras doses de vacinas contra a covid-19 recebidas, o que totaliza 100.484 doses. Quanto às segundas doses da vacina, 39.499 já foram aplicadas no município, o que representa 83,9% das doses distribuídas para a cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *