Secretaria de Saúde de Conquista retoma vacinação dos idosos

As doses da vacina aplicada são da Oxford/Astrazeneca que tem a eficácia completa após aplicação das duas doses 20 de abril de 2021 Sara Dutra

Nesta terça-feira (20/04) a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deu continuidade a aplicação da primeira dose nos idosos de 64 anos ou mais e também da segunda etapa da imunização para quem tiver o agendamento no cartão de vacina. As doses usadas são da Oxford/Astrazeneca.

A imunização com a primeira dose aconteceu das 9h às 16h ou enquanto houver estoque. Os pontos de vacinação seguem em drive-thru localizado na Universidade Federal da Bahia (Ufba) e nos pontos fixos para pedestres: quadra da Igreja Nova Sião (Alto Maron), Escola Municipal Professora Fidelcina Carvalho Santos (Urbis VI), Colégio Paulo VI (Ibirapuera), Paróquia Rainha da Paz (Patagônia), Salão Paroquial da Santa Luzia (Urbis V), quadra esportiva da Fainor (Candeias).

Para a segunda dose, os locais de vacinação funcionam também das 9h às 16h. O drive-thru esteve situado no Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CRPSO) e os pontos fixos para os pedestres são os mesmos da aplicação da primeira dose. Só é permitido um acompanhante por idoso e é necessário levar documento de identificação com CPF.

Na última terça-feira (13/04), de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 1,5 milhão de pessoas não voltaram para receber a segunda dose da vacina contra a covid-19 no prazo estipulado pelas autoridades. As vacinas disponíveis no Brasil requerem segunda dose para proteger o organismo, formar anticorpos e imunizar o corpo completamente contra os agentes virais. “As vacinas têm que ser feitas em duas doses para dar a proteção. Quando a gente fala em eficácia, é eficácia em duas doses”, enfatizou a médica e presidente da Comissão de Revisão de Calendários Vacinais da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Mônica Levi em entrevista ao site UOL.

De acordo com os dados epidemiológicos do Município de Vitória da Conquista da última segunda-feira (19/04), a cidade apresenta 25.239 casos confirmados, destes, 398 estão ativos. A taxa de ocupação dos leitos clínicos é de 60,3% (Vitória da Conquista ocupa 33,3% e outros municípios ocupam 26,9%), já na UTI a taxa é de 97,1% (Vitória da Conquista com 50% e 47,1% para outros municípios).

Fonte: PMVC, Nexo Jornal e UOL

Por Sara Dutra

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *