Crescimento da covid-19 em Conquista preocupa Comitê Científico do Nordeste

Segundo boletim do Comitê, o relaxamento das medidas a partir de 1º de junho poderá causar um aumento de 200 mil casos da doença e 7,5 mil mortes no final do mês 4 de junho de 2020 Raquel Rocha

Na última segunda-feira (01/06), mesmo dia em que o comércio de Vitória da Conquista voltou a funcionar, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste publicou um boletim no qual apresentou dados da covid-19 na região e destacou a importância de manter as medidas de isolamento social. O estudo apontou o crescimento de casos do novo coronavírus nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Juazeiro e Conquista.

No documento, os cientistas e médicos disseram que houve uma leve redução no ritmo de crescimento de casos confirmados e de mortes em algumas cidades do Nordeste. “Houve uma diminuição notadamente relacionada àquelas localidades que optaram por implementar planos de isolamento social mais rígidos (conhecido também como lockdown), como Fortaleza, São Luís e Grande Recife.”

Apesar disso, o Comitê alertou que, como nenhum dos estados do Nordeste atingiu o pico da doença, o relaxamento das medidas preventivas pode causar um aumento desenfreado do número de casos da covid-19. “Este Comitê continua mantendo a posição de que ainda não é o momento propício de flexibilizar as medidas de isolamento social, uma vez que o pico da epidemia da Covid-19 não foi atingido em nenhum Estado da Região Nordeste.”

Segundo o boletim, o relaxamento do isolamento social a partir de 1º de junho poderá causar um aumento de 200 mil casos da doença e 7,5 mil mortes no final do mês. No documento, o Comitê pede ainda que os municípios disponibilizem com mais frequência os dados de ocupação de leitos. Essas ações, de acordo com os pesquisadores, “ajudaria o Comitê a emitir recomendações mais precisas sobre esses Municípios nos comunicados futuros.”

O governador Rui Costa (PT), que também preside o Comitê, em uma transmissão ao vivo feita na última quarta-feira (27/05), comemorou a “estagnação” na taxa de covid-19 no estado e reforçou a importância de manter as medidas para que seja possível o retorno à normalidade. Rui anunciou, na quinta-feira (28/05), a criação de uma comissão para discutir o retorno da atividade empresarial, adotando todos os protocolos de segurança.

Foto de capa: Unsplash

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *