Domingo (4) é dia de concerto musical ao vivo com o Neojiba de Conquista

Para comemorar um ano de existência na cidade, João Omar e os jovens do programa estarão no canal da entidade no Youtube, a partir das 18h30 3 de outubro de 2020 Sara Dutra

Neste domingo, 4 de outubro, o Núcleo Territorial Neojiba Vitória da Conquista completa um ano de existência e, em comemoração pela data, haverá um concerto musical sob a condução do músico João Omar, pelo canal da entidade no Youtube, a partir das 18h30. A celebração vai contar com as crianças, adolescentes e jovens participantes do programa e também com a presença do Secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, do pianista, idealizador e diretor-geral do Núcleo, Ricardo Castro.

Na programação musical, a canção “Dia de Menino”, escrita pelo artista local Alisson Menezes, fará parte do repertório escolhido para a celebração. Também farão parte do repertório instrumentos de cordas, sopros, percussão e o canto do coral. Os integrantes do Núcleo ainda dará depoimentos em vídeos para compartilhar o quanto a experiência tem mudado suas vidas.

O aniversário do NTN Conquista conta com o apoio institucional do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, da Casa da Cultura Carlos Jeovah e da Academia de Letras do município. O patrocinador é a Solar Coca Cola. O evento é organizado pelo Núcleo local em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM) e a Secretaria de Justiça Social, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

Neojiba Bahia e Conquista

Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) surgiram, 2007, com a proposta de promover o desenvolvimento e a integração social de crianças, adolescentes e jovens em situação de pobreza pelo ensino e prática da música. O programa é mantido pelo governo da Bahia por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 13 anos de atuação, a organização já atendeu cerca de 10 mil crianças e jovens entre 6 e 29 anos.

Em Conquista, em 2016, foi criado o Núcleo de Prática Musical, o NTN, a partir de uma parceria do Neojiba com o Programa Conquista Criança, da Prefeitura, e passou a Núcleo Territorial em outubro de 2019. Desde então, atende diretamente cerca de 150 crianças, adolescentes e jovens do município e mais 500, indiretamente, por meio de ações territoriais em outras cidades do Sudoeste.

No Núcleo Conquista são oferecidos atividades de iniciação musical, canto coral e prática orquestral. Em 2019, houve ampliação da equipe e a aquisição de novos instrumentos. Atualmente, estão em atuação a Orquestra Infantojuvenil NEOJIBA, o Coral Conquista Criança NEOJIBA e o Quinteto de Cordas. Ambos já se apresentaram nos principais espaços culturais de Vitória da Conquista, abarcando teatros, auditórios, escolas estaduais e municipais e também entidades socioassistenciais do município e de outras cidades.

Desde 19 de março de 2020, os 1970 integrantes do Programa em toda a Bahia têm aulas, ensaios e atendimento psicossocial online. As atividades presenciais foram suspensas nos 13 núcleos em Salvador e no interior do estado como medida de prevenção à pandemia da covid-19.

Foto: Neojiba Online 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *