Ensino remoto da Uesb começa na próxima segunda-feira (19)

Em 21 de setembro, o Curso de Formação Docente em Tecnologias Digitais teve início com a participação de mais de 800 docentes da Uesb com cerca de 50 professores de educação remota 14 de outubro de 2020 Felipe Ribeiro

Na próxima segunda-feira (19/10), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia volta às aulas na modalidade do Ensino Remoto Emergencial (ERE). A decisão foi tomada na última reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), realizada dia 9 de julho.

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Reginaldo Pereira, a Uesb é a primeira instituição pública na Bahia que tem as atividades retomadas de maneira regular. O ensino deve ocorrer de “forma tranquila, mantendo o padrão de qualificação acadêmica, técnica, científica, social e crítica, que sempre apoiou a formação dos nossos estudantes”, disse.

O estudante de Psicologia da instituição, Giovani Lavigne, tem outra opinião sobre o ensino remoto. Ele vê com preocupação o retorno das atividades de forma on-line. “A volta às aulas a partir do ensino remoto, e excludente, acentua o descaso com a luta por uma educação de qualidade e reforça o modelo industrial sujo e nada ideal de cumprir metas que vem sendo aplicado no âmbito educacional”, ressaltou.

O aluno ainda demonstrou preocupação com a questão da saúde mental dos discentes em meio à pandemia causada pelo covid-19. “Como estudante de Psicologia, preocupo-me com a questão da saúde mental dos estudantes, que tiveram suas rotinas alteradas de uma hora para a outra, com surtos de ansiedade, estresse e afins. Então além de ter que lidar com tudo isso, ainda terá a pressão de cumprir um prazo. Para eles, os alunos são como na música do Pink Floyd, apenas mais um tijolo na parede”, destacou.

As aulas presenciais na universidade estão suspensas desde o dia 19 de março. Foram 68 votos favoráveis ao desenvolvimento das atividades pedagógicas de forma remota, 16 contrários e 6 abstenções. Em 21 de setembro, o Curso de Formação Docente em Tecnologias Digitais teve início com a participação de mais de 800 docentes da Uesb com cerca de 50 professores de educação remota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *