Estão abertas inscrições para 200 mil vagas de qualificação profissional na Bahia

Os cursos são direcionados aos estudantes e egressos da rede estadual de ensino 27 de abril de 2021 Gabriela Souza

Nesta segunda (27/04), a Secretaria de Educação da Bahia abriu inscrições para 200 mil vagas de cursos de Qualificação Profissional ou de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade de Educação a Distância (EAD). Direcionada a estudantes e egressos da rede estadual de ensino, os candidatos podem fazer a inscrição até o dia 5 de maio.

Para participar do processo seletivo, o candidato deve preencher o formulário eletrônico e questionário socioeconômico no Portal de Educação da Bahia. Entre os requisitos estão ter domicílio na Bahia, possuir Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) válido, ter registro de matrícula na Secretaria de Educação do Estado, ser regularmente matriculado no Ensino Médio durante o ano letivo 2020/2021 na rede estadual de ensino e possuir a frequência. O candidato também pode ser egresso da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, no período de 2017 a 2019, e possuir documentação atualizada na unidade escolar onde está ou esteve matriculado.    

O estudante matriculado ou egresso da Educação Profissional Técnica de Nível Médio deve fazer a inscrição no período de 26 de abril a 1º de maio. Já para aqueles matriculados no Ensino Médio regular, período 2020/2021, a inscrição deve ocorrer entre os dias 2 e 5 de maio.

Os candidatos serão selecionados por meio sorteio eletrônico, que acontecerá no dia 6 de maio. Nesta mesma data será divulgado o resultado parcial do processo seletivo, já o resultado final será no dia 9 de maio e a matrícula ocorrerá entre os dias 10 e 16 de maio. Todo o processo seletivo deverá ser acompanhado pelo Portal de Educação da Bahia.   

Os 44 cursos oferecidos estão divididos em 11 Eixos Tecnológicos, como Administrador de Banco de Dados; Auxiliar de Laboratório de Microbiologia; Bovinocultor de Corte; Confeiteiro; Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos; Desenhista da Construção Civil; Montador e Reparador de Microcomputadores; Operador em Petróleo e Gás; Padeiro; Programador Web; Recepcionista em Serviços de Saúde; e Vitrinista. Os interessados podem ver todos os cursos disponíveis no edital de seleção.  

Esses cursos terão duração média de três meses e serão distribuídos em três entradas. De acordo com o cronograma, as aulas da primeira entrada começam no dia 17 de maio, as da segunda, no dia 5 de julho, já as da terceira entrada tem início no dia 30 de agosto.

Segundo o superintendente de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria da Educação, Ezequiel Westphal, são “200 mil vagas que contemplam egressos da educação profissional de 2017 a 2019, independentemente do curso que fez, e os estudantes matriculados também nas diversas formas de oferta de cursos da rede estadual, seja do ensino médio regular ou da educação profissional”. 

Fonte/foto: Govba

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *