Estudantes da USP criam ferramenta para aproximar universitários durante a pandemia da covid-19

O aplicativo busca reduzir o isolamento de estudantes durante o período de suspensão das aulas presenciais e prevenir problemas de saúde mental 22 de fevereiro de 2021 Denilson Soares

Logo após os primeiros casos da covid-19 no Brasil, estudantes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, iniciaram a criação do Aproxima Bot. A ferramenta desenvolvida dentro do aplicativo de mensagens Telegram sugere para seus usuários amizades entre pessoas com interesses comuns, como filmes, músicas e hobbies.

O aplicativo, que foi apelidada de “Tinder da amizade”, tem como objetivo de aproximar pessoas que tem dificuldades de se conectar com outras dentro das redes sociais ou fora delas. Ela funciona por meio da ação de um robô interativo com inteligência artificial, criado para identificar pessoas com interesses em comum, dando aquele famoso “match”. Os interesses que o aplicativo busca interligar de uma pessoa a outra vão desde filmes e séries até hobbies como a jardinagem e causas, como o feminismo e o veganismo. Segundo A USP, já são 100 usuários da plataforma Approxima Bot no Telegram.

Para o desenvolvimento do projeto, os alunos precisaram questionar os estudantes sobre o seu interesse, como “Você acha a ideia do aplicativo interessante? Acha que será útil?”. Dos 174 respondentes, 88,5% responderam afirmativamente. “Nesse momento de quarentena, principalmente, é essencial ter meios que facilitem conhecer novas pessoas. Muitas pessoas se sentem sozinhas, ou pararam de falar com vários amigos”, justifica um dos estudantes que participou da pesquisa. “Acho que ajudaria a facilitar conversas entre pessoas com histórico de fobia social, no sentido de promover uma aproximação com variáveis mais controladas que ajudariam no processo de desenvolvimento de vínculos”, disse outro.

Para utilizar o Approxima Bot, o usuário precisa se cadastra no aplicativo e definir as suas preferências. Em seguida, o robô sugere amigos em potencial, de acordo com as respostas dadas durante a inscrição. A partir daí, fica a cargo do estudante decidir se acata as sugestões e inicia um bate-papo.As pessoas podem se inscrever para participar do projeto utilizando o link https://t.me/approxima_bot. Existe também o link https://t.me/approxima_aviso.

“Todo usuário novo no bot também deveria entrar no nosso canal para avisos sobre atualizações, novas funcionalidades e feedbacks. Essa é a nossa ponte de contato com os usuários”, explicou a equipe. Os criadores buscam novas pessoas para contribuir com o desenvolvimento do projeto e, assim, levar o Approxima Bot para um aplicativo próprio. Qualquer pessoa que queira contribuir com a ferramenta pode acessar o código do bot, que está aberto na plataforma GitHub.

Fonte/Foto: USP/São Carlos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *