Hospital Geral e São Vicente estão com 100% de ocupação dos leitos de UTIs da covid-19 nesta segunda (07/06)

Em Conquista, o HGVC, que tem 40 leitos de UTIs, o maior número da cidade, o Hospital São Vicente dispõe de 10 leitos e o HCC conta com 17 vagas de UTIs 9 de junho de 2021 Carolina Lapa

Nesta segunda-feira (07/06), o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e Hospital São Vicente atingiram 100% da ocupação dos leitos das unidades de terapias intensiva (UTIs). Na semana passada, de quarta-feira até domingo (06/06), o Hospital das Clínicas de Conquista (HCC) também ficou sem nenhum leito vago da UTI. Entre os pacientes internados nos hospitais, não há apenas idosos e pessoas com comorbidade, há também jovens.

Em entrevista recentemente, no seu site, o médico Drauzio Varela explicou que, no atual estágio da pandemia da covid-19 no Brasil, não existe mais grupo mais propenso a pegar a doença, todos correm o mesmo risco de ser infectados pelo vírus. “Por isso é tão importante seguir as medidas de prevenção”.

Para o diretor do HCC, médico Vinícius Rodrigues, a situação é preocupante. Ele alerta que é necessário mais conscientização da população sobre a responsabilidade de cada um na disseminação da doença e que não dá para deixar todas as ações para o poder público. “Temos visto cada vez menos idosos internados e mais jovens nos leitos. Temos pouquíssimos pacientes acima de 60 anos e muitos pacientes de 40, 30 e da faixa de 20 anos. Isso se dá pela questão comportamental”.

O médico orienta que é preciso seguir as medidas de prevenção da covid, como praticar o distanciamento social, usar máscara e passar álcool nas mãos. “Ainda estamos no meio de uma grande crise e podemos chegar a um colapso sanitário se não houver colaboração de todos”.

Em Conquista, há três hospitais com leitos de UTIs destinados aos pacientes com a covid-19 que realizam o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O HGVC, que tem 40 leitos de UTIs, o maior número da cidade, o Hospital São Vicente, que dispõe de 10 leitos, e HCC com 17 vagas, De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, os dois primeiros estão, nesta segunda-feira (07/06), com 100% de ocupação das UTIs e o terceiro, 85%.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Conquista, até ás 17h desta segunda-feira. Foram confirmados 29.912 casos de Covid-19, destes, 28.791 estão recuperados, 496 morreram da doença, e 625 estão em recuperação (54 estão internados e 571 estão em tratamento domiciliar). 2.696 casos aguardam confirmação laboratorial. A taxa de ocupação dos leitos de UTI’S (Unidade de terapia intensiva) é de 95,7%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *