Inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa estão abertas até 30 de abril

Podem participar estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas do Brasil 8 de abril de 2021 Gabriela Souza

A 7ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, que tem como tema “O lugar onde vivo”, está com as inscrições abertas até o dia 30 de abril. Podem participar estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas do Brasil.

A inscrição é realizada pelo professor de Língua Portuguesa e a Secretaria de Educação do município é responsável pela adesão ao concurso no site. O docente também precisa escrever um Relato de Prática acompanhado de um conjunto de materiais para contar o trabalho que é realizado com a turma. O certame tem cinco categorias: Poema, Memórias Literárias, Crônica, Documentário, e Artigo de Opinião.

De acordo com a integrante da equipe técnica do Programa Escrevendo o Futuro, que desenvolve a olimpíada, Patrícia Calheta, o concurso é uma maneira de promover a criatividade e a inovação entre os estudantes. “É sempre uma oportunidade desse menino, dessa menina, desse jovem, desse estudante poder lançar uma nova visão acerca do que está acontecendo no seu entorno, das fragilidades, das potencialidades do seu lugar”. Ela conversou com os participantes em evento online que foi realizado, nesta quarta (07/04), para tirar dúvidas.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma iniciativa do Itaú Social e do Ministério da Educação, a coordenação técnica é do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Na etapa nacional, os vencedores irão receber a seguinte premiação: o docente vai ganhar um certificado de vencedor(a), notebook e mouse; o estudante também um certificado de vencedor(a) e um tablet; a escola, uma placa de homenagem e acervo para a biblioteca escolar, que será definido pela organização do concurso; e a Secretaria de Educação vai receber uma placa de homenagem.

Fonte/foto: Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *