Inscrições para o Processo Seletivo Especial da Uesb estão abertas até o dia 30 de setembro

Estão disponíveis 748 vagas em 40 cursos de graduação, distribuídos entre os três campi da instituição: Jequié, Itapetinga e Vitória da Conquista 23 de setembro de 2021 Catarine Ferraz

As inscrições para o Processo Seletivo Especial (PSE), com ingresso no próximo semestre, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) estão abertas até  30 de setembro. Estão disponíveis 748 vagas em 40 cursos de graduação, distribuídos entre os três campi da instituição: Jequié, Itapetinga e Vitória da Conquista.

De acordo com a universidade, essa modalidade de seleção foi adotada para substituir o vestibular tradicional por conta da pandemia da covid-19 e a dificuldade de eliminar a zero o risco de contágio pela doença. Consiste na análise do desempenho dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou da média geral do Ensino Médio, de acordo com o critério escolhido no momento da inscrição. 

Na inscrição online, que está aberta desde o dia 16 de setembro, é preciso que o candidato preencha o formulário e envie toda a documentação exigida de forma completa, digitalizada – sem corte de margens, de forma legível e com boa qualidade – e em um arquivo único no formato PDF. Além disso, é necessário que, ao se inscrever, o concorrente opte por um dos critérios e modalidades de seleção. Por fim, para que a inscrição seja confirmada, é fundamental emitir e pagar o boleto bancário – disponibilizado ao finalizar o processo – no valor de R$70,00.

Há ainda a possibilidade, no ato da inscrição, do candidato solicitar a isenção da taxa. Para isso é preciso apresentar documentação que comprove não ter condições de pagar, conforme explica o item 11 do edital. 

Critérios de seleção

O candidato pode optar entre as duas opções do PSE. Ao escolher a primeira delas, a avaliação será feita por meio do desempenho da nota do ENEM dos anos de 2016, 2017, 2018 ou 2019, de acordo definido pelo estudante. 

O participante que priorizar o segundo critério será analisado a partir de sua média geral do Ensino Médio. Nele, também estão incluídas as certificações pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e pela Comissão Permanente de Avaliação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

Modalidade de concorrência 

Estão disponíveis no processo, três modalidades de concorrência: Ampla Concorrência, Reserva de Vagas e Cotas Adicionais. Metade das vagas são destinadas à Ampla Concorrência, enquanto a outra metade é destinada para Reserva de Vagas, a qual é concedida para alunos que tenham cursado todo o Ensino Fundamental II e Ensino Médio em instituições de ensino mantido pelo poder público federal, estadual ou municipal.

Já as Cotas Adicionais são garantidas para pessoas que se enquadrem em três segmentos sociais, são eles: quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência. Em cada curso, uma vaga é adicionada exclusivamente para cada um dos segmentos, o que totaliza três vagas suplementares. 

Bônus Regional

Com o objetivo de facilitar o ingresso de estudantes que residem nas regiões de identidade em que a Uesb está inserida, o PSE ainda apresenta um Bônus Regional que deve contar com um acréscimo de 10% na sua nota, para ser somada à pontuação final. 

Para isso, é preciso que o candidato comprove seu domicílio eleitoral – por meio do envio da cópia do título de eleitor ou algum documento comprobatório emitido pela Justiça Eleitoral junto ao formulário de inscrição – em uma das 53 cidades que compõem os Territórios de Identidade Médio Sudoeste, Médio Rio de Contas e Sudoeste Baiano. Confira abaixo quais são esses municípios: 

É importante que o participante leia atentamente o Edital 141/2021. Além disso, todas as demais informações estão disponíveis no site do PSE. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail: [email protected], ou pelo WhatsApp: (77) 3424-8721.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *