Inscritos do Enem que tiverem covid-19 poderão fazer prova em nova data

O edital da prova também cita outras doenças infecciosas, como sarampo e varíola 26 de novembro de 2020 Alexya Leite

Inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 que tiverem diagnóstico positivo para a covid-19, ou quaisquer outras doenças infecciosas, poderão fazer as provas em uma nova data. Além desses, candidatos que tiverem problemas, como falta de energia elétrica, deverão comunicar o problema na Página do Participante, localizada no site https://www.gov.br/inep/pt-br.

De acordo orientações do presidente substituto do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Camilo Mussi, os candidatos infectados deverão ligar para a Central de Atendimento do Inep pelo número 0800 616161 e informar o estado até um dia antes da data prevista para o exame.

Em entrevista à Agência Brasil, Mussi disse ainda que o laudo médico deverá ser anexado na Página do Participante após a aplicação da prova. Os casos atendidos pelo Inep participarão da reaplicação da prova em 23 e 24 de fevereiro de 2021.

Na lista das doenças infecciosas segundo o edital, estão: coqueluche, difteria, doença invasiva por haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Já para os candidatos idosos e com comorbidades que encontram-se no grupo de risco da covid-19, não há necessidade de procurar a Central para comunicar essa condição. “Essas pessoas já declararam no ato da inscrição, idade e se precisam de atendimento especial e, com base nessas informações, vamos agrupá-las em salas separadas”, garantiu Mussi.

Deverão ser comunicados à Central de Atendimento do Inep, com até um dia de antecedência, casos de gravidez e situações posteriores ao momento da inscrição. Para a seguridade de todos os participantes, a lotação das salas será reduzida em 50%.

Para os mais de 5,7 milhões de inscritos confirmados para o exame de 2020, será obrigatório o uso de máscaras faciais, inclusive para os profissionais que trabalharão.

Os momentos em que será permitido a retirada do equipamento de proteção serão os de alimentação e ingestão de água durante a prova. Elas poderão ser retiradas também para reconhecimento do fiscal de provas.

O cronograma do Enem 2020 prevê a realização das provas impressas para os dias 17 e 24 de janeiro, prova digital em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Já a reaplicação da prova será no dias 23 e 24 de fevereiro e os resultados estão previstos a partir de 29 de março.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *