INSS convoca aposentados para realizar a prova de vida em junho

O procedimento serve para evitar fraudes e garante a continuidade do pagamento do benefício 31 de maio de 2021 Renata Batista

A partir desta terça-feira, 1º de junho, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão que voltar a fazer prova de vida para não terem seus benefícios bloqueados. Por conta da pandemia da covid-19, a obrigatoriedade estava suspensa desde março do ano passado.

A prova de vida do INSS é um procedimento anual e obrigatório para os segurados e pensionistas do INSS comprovarem que estão vivos. Os beneficiários que deixaram de realizar a comprovação antes de março de 2020 serão os primeiros a terem os benefícios bloqueados caso não se regularizem. Para os beneficiários que deveriam ter realizado a prova de vida por meio digital em fevereiro de 2020, o prazo para realizar a comprovação se encerra nesta segunda-feira, 31 de maio. Depois disso, será a vez dos beneficiários que estão com a prova de vida vencida desde março e abril de 2020. Para esse grupo, o INSS estabeleceu um novo calendário. Veja abaixo:

Dessa forma, quem tinha, por exemplo, que fazer a prova de vida em março e abril de 2020, deverá fazer até junho deste ano. Já quem tinha que provar que está vivo entre março e abril de 2021 para continuar recebendo o benefício terá de fazer isso até dezembro.

De acordo com o G1, o INSS iniciou em fevereiro uma nova etapa de expansão da prova de vida por biometria facial realizada de forma digital. Inicialmente a prova de vida digital não é destinada a todos os públicos, para ser incluído o segurado deve receber uma mensagem de texto ou e-mail fazendo a convocação. Para realizar a prova de vida digital basta acessar o aplicativo meu gov.br. Após realizar o procedimento o beneficiário pode acessar o aplicativo Meu INSS para acompanhar o resultado da prova de vida. O usuário precisa ter biometria cadastrada na Justiça Eleitoral ou no Departamento de Trânsito (Detran), além de um celular com câmera fotográfica. Veja o passo a passo de como realizar o procedimento no site do INSS.

Além disso, a prova de vida pode ser feita de forma presencial. Aposentados e pensionistas que tiverem a biometria bancária cadastrada poderão usar qualquer caixa eletrônico para fazer a prova de vida, já que muitos bancos aceitam qualquer transação realizada como prova de vida. Já no caso dos beneficiários sem biometria, é possível ir à agência bancária com CPF e documento com foto.

O INSS permite ainda que beneficiários realizem a prova de vida em domicílio, por meio da visita de um funcionário do órgão à casa do segurado. De acordo com informações da coordenadora adjunta do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Fernanda Spoto Angeli Veloso, esse direito é garantido aos segurados de qualquer idade que não estejam em condições de se locomover e a todos os segurados maiores de 80 anos, com ou sem condições de se locomover. No caso dos segurados sem condições de se locomover, eles devem ligar no 135 ou acessar o site Meu INSS para agendar a prova de vida. Os telefones da Previdência Social de Vitória da Conquista são: (77) 3424-2033 e (77) 3424-3214. É preciso comprovar essa condição de saúde por meio de documentos médicos.

Se o beneficiário perder o prazo e o benefício for bloqueado, será necessário pedir a reativação de forma remota, por meio do site ou do aplicativo Meu INSS. Para realizar o procedimento, serão solicitados documentos pessoais, como CPF e RG, além do comprovante de residência. Após preencher o requerimento online, o beneficiário deverá comparecer ao banco para concluir a realização da prova de vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *