INSS disponibiliza recurso online para garantir benefícios durante a pandemia

O beneficiário tem até 30 dias após o recebimento da resposta de sua solicitação para recorrer por meio do portal Meu INSS, no computador ou aplicativo de celular 16 de agosto de 2020 Karina Costa

Por conta da suspensão do atendimento presencial, quem precisar dos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e receber uma resposta negativa, pode recorrer da decisão de forma virtual ou via telefone. Estão à disposição do trabalhador o portal Meu INSS, no computador ou aplicativo de celular, e o número da Central 135.⁣

O beneficiário tem até 30 dias após o recebimento da resposta de sua solicitação para recorrer. No site, após realizar o cadastro e o login, o usuário deve acessar “agendamentos/requerimentos” e realizar uma busca pela palavra “recurso”. É possível recorrer em primeira ou segunda instância.⁣

Para registrar o recurso no sistema do INSS, o segurado terá que anexar documentos que comprovam o seu direito ao benefício. Além disso, ele deve atualizar dados pessoais e responder porque discorda da negativa do instituto.⁣

Os documentos comprobatórios devem ser digitalizados e enviados em formato PDF. Eles precisam ser coloridos e ter até cinco megabytes cada um. Após o envio do recurso, o beneficiário pode acompanhar o processo por meio do site.⁣

Caso o trabalhador não tenha condições de aguardar a resposta por meio do sistema online, ele pode ir direto à Justiça. É o caso de pessoas afastadas por motivos médicos, que solicitam auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.⁣

Fonte: INSS/IBDP

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