Jogo educativo ensina crianças a se prevenirem da covid-19

O objetivo da iniciativa, criada pela Rede CoVida, é unir aprendizado, informações confiáveis sobre o coronavírus e diversão para as famílias 16 de junho de 2020 Leila Costa

Durante o isolamento social em meio à pandemia da covid-19, um dos desafios dos pais e mães é manter as crianças ocupadas dentro de casa. A CoVida, rede de pesquisadores do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), criaram um jogo infantil que une aprendizado, informações confiáveis sobre o novo coronavírus e diversão para as famílias.

O jogo foi idealizado pela jornalista da CoVida, Karina Costa, e desenvolvido pelo designer gráfico e colaborador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), Gilson Rabelo. As informações sobre a covid-19 que estão presentes no jogo foram coletadas no site do Ministério da Saúde. O passatempo pode ser grande aliado para melhorar a capacidade de foco, concentração, memória e raciocínio das crianças. Para jogar, é preciso imprimir o tabuleiro, que está disponível para download no site da Rede CoVida.

De acordo com a jornalista e mestranda em Comunicação Social pela UFBA, Alessandra Oliveira, as regras do jogo são simples. “Antes de começar, cada jogador deve escolher algo para lhe representar no tabuleiro. Pode ser uma tampa de garrafa ou um grão de comida. Cada jogador, na sua vez, lança o dado para saber quantas casas deve andar. Se você parar em um número, passe a vez. Se parar no vírus, siga as instruções, e depois passe a vez. Ganha quem voltar primeiro para casa após completar todo o caminho.”

Fonte: Rede CoVida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *