Pix poderá ser utilizado para pagar contas de água, luz e telefone

O sistema de pagamento instantâneo será lançado em novembro e poderá ser utilizado para pagar contas de empresas cadastradas 29 de outubro de 2020 Natalie Kruschewsky

Na última segunda-feira (26/10), o Banco Central liberou o pagamento de contas de água, luz e telefone por meio do Pix, o novo sistema de pagamento que será lançado dia 16 de novembro.

O Pix é o sistema de pagamento instantâneo criado e gerido pelo Banco Central. Por meio dele será possível fazer pagamentos e transferências entre contas de maneira rápida e a qualquer hora do dia, sete dias por semana. Alguns dos usos do Pix são os pagamentos a pessoas físicas e empresas e transferências tanto para o mesmo banco quanto para bancos diferentes. A promessa é que os recursos estejam disponíveis para o recebedor em segundos.

Para utilizar o Pix, é necessário ter conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga e realizar o cadastro da chave Pix. Apesar de ser lançado oficialmente apenas em novembro, já é possível cadastrar a chave desde o dia 5 de outubro de 2020. O cadastramento das chaves está sendo realizado pelas instituições financeiras e podem  ser feitas pelos aplicativos internet-banking ou presencialmente.

Segundo o Banco Central, o Pix é seguro e as transações serão realizadas por meio de assinaturas digitais, e os dados das transações irão trafegar de forma criptografada, em uma rede protegida e separada da internet. As informações dos usuários também são criptografadas.

Já o pagamento pelo Pix das contas de água, luz e telefone vai depender do cadastro das distribuidoras de água e energia e empresas de telefonia no sistema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *