Prefeitura de Conquista declara situação de emergência em 10 distritos da zona rural por causa da seca

Os distritos foram atingidos por falta de chuva desde 2015 2 de fevereiro de 2021 Gabriela Oliveira e Sara Dutra

Na última segunda-feira (01/02), a Prefeitura de Vitória da Conquista declarou, por meio de decreto, situação de emergência em distritos rurais atingidos pela estiagem desde de 2015, que tiveram escassez de chuva.

O decreto nº 20.766 tem validade de 180 dias e contempla as seguintes regiões: Distritos de Bate-Pé, Dantelândia, Inhobim, São Sebastião, Cabeceira do Jiboia, São João da Vitória, Cercadinho, Iguá, Veredinha, Pradoso e José Gonçalves.

O longo período de seca ocasionou grandes estragos e imensos prejuízos aos agricultores por conta da falta de chuvas para o plantio, o desenvolvimento das pastagens para os animais e a reposição dos mananciais. Esse problema provocou a inexistência de água suficiente para os animais e abastecimento humano.

Além do decreto, os distritos irão receber auxílio do Sistema Nacional de Defesa Civil, sob coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) e haverá a execução do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres implementado pela Prefeitura.

Para facilitar as ações de assistência à população, também foi autorizada a convocação de voluntários. As Secretarias Municipais estão autorizadas a adotarem medidas urgentes necessárias para o atender às famílias afetadas pela estiagem. O Agente de Defesa Civil ou autoridade administrativa que não efetuarem suas obrigações, serão responsabilizados. O decreto ficará em vigor por 180 dias a partir da data de sua publicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *