Protesto Fora Bolsonaro será neste sábado (29) em Conquista e Itapetinga

Os organizadores dos atos recomendam o uso de máscara PFF2 (ou N95), álcool em gel e o distanciamento físico 27 de maio de 2021 Catarine Ferraz

Neste sábado (29/05), em  85 cidades do Brasil, incluindo Vitória da Conquista e Itapetinga, será realizado o Dia de Mobilização pelo Fora Bolsonaro. Na cidade, o ato será na Praça 9 de Novembro, a partir das  9h, e no município vizinho, em frente à Maçonaria às 8h30. Entre os organizadores, estão  Forúm Sindical e Popular, sindicatos, partidos políticos, coletivos, movimentos sociais e populares locais. 

Desde o início da pandemia da covid-19, em março de 2020, essa é a primeira vez em que realiza-se uma manifestação nacional contra o governo.  De acordo com a vice-presidente da Associação dos Docentes da Uesb (Adusb), Suzane Tosta, durante a última assembleia docente, discutiu-se a necessidade da mobilização por conta das circunstâncias atuais do país. “Uma das questões que foi avaliada foi que, mesmo diante da pandemia, as condições concretas estão muito difíceis, como o desemprego e a fome.”. 

A pauta dos protestos inclui também impeachment de Bolsonaro, a ampliação das vacinas, o cancelamento dos cortes na educação e da Reforma Administrativa, a volta do Auxílio Emergencial de R$ 600,00 e o fim da violência contra a população negra. Ainda assim, os grupos de esquerda se dividem a respeito dos riscos e da possibilidade dos atos acabarem agravando a disseminação da covid-19 ou anulando as críticas às aglomerações estimuladas pelo presidente.

A maioria do material de convocação dos atos recomenda o uso de máscara PFF2 (ou N95), álcool em gel e manter o distanciamento físico.”É um movimento em que vamos ter todos os cuidados. Carro de som e posicionamentos, manter o distanciamento da militância”, enfatizou Tosta. Além disso, aconselha-se o uso de roupas que cubram todo o corpo e que, pessoas do grupo de risco ou que convivam com pessoas nessa situação, não compareçam ao ato. O Centro Acadêmico da Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos elaborou um guia de cuidados para as manifestações.

O ato conta ainda com a presença de diversos movimentos de trabalhadores informais, como camelôs. Outras cidades da Bahia, como Jequié, Porto Seguro e Ilhéus também têm atos marcados. Na capital do estado, a manifestação irá acontecer no Campo Grande.  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *