Rui Costa determina urgência na compra da vacina Sputnik V

Em fevereiro deste ano, a Sesab informou que o acordo feito com o Fundo Soberano Russo prevê entregar cerca de 500 mil doses da Sputnik V até abril 11 de março de 2021 Gabriela Souza

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), acionou a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e a Secretaria de Saúde (Sesab) para que dessem agilidade no contrato de compra da vacina Sputnik V com o Fundo Soberano Russo. O anúncio dessa determinação foi feito na manhã desta quinta-feira (11/03).

“Também faremos com máxima brevidade a formalização junto à Anvisa do pedido de autorização para importação e aplicação da vacina na Bahia”, disse também, na ocasião, o governador.

A determinação aconteceu depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (10/03), uma resolução que oficializa as regras para que estados, municípios, Distrito Federal e setor privado, possam importar imunizantes contra a covid-19, mesmo os que ainda não têm aprovação para uso no Brasil.

Conforme o governo do estado, o processo de compra já foi iniciado, mas aguarda autorização da Anvisa para aplicar a vacina russa, porque segundo o governo, são dois processos: um para autorizar a compra do imunizante e outro para aprovar a vacinação.

Em fevereiro deste ano, a Sesab informou que o acordo feito com o Fundo Soberano Russo prevê entregar cerca de 500 mil doses da Sputnik V até abril. Na noite da última terça-feira (09/03), a Bahia recebeu pouco mais de 178 mil doses de vacinas que foram distribuídas nos municípios do estado. Com essa carga, a Bahia contabiliza 1.289.800 doses recebidas, desde o dia 18 de janeiro de 2021, dos imunizantes da CoronaVac e AstraZeneca.

Fonte: G1

Foto: GOVBA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *