Suspensão da vacinação em Conquista no feriado provoca indignação entre internautas no perfil da Prefeitura

Na zona urbana do município, a vacinação parou na aplicação em primeira dose na faixa etária dos 33 anos ou mais 13 de agosto de 2021 Denilson Soares e Gabriela Souza

Na segunda-feira (16/08), feriado transferido do Carnaval deste ano, não haverá vacinação contra a covid-19 em Vitória da Conquista, mas o comércio local abrirá normalmente. A decisão da Prefeitura deixou indignada a população que se manifestou no perfil do Instagram do executivo municipal sobre o que consideram um atraso de vacinação na cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município irá receber apenas 1.686 doses de vacina na madrugada do sábado (14/08), que serão destinados à vacinação da zona rural na terça-feira, dia 17 de agosto. O argumento é que quantidade recebida é pequena, “apenas 1,38% dos 121.680 imunizantes da Pfizer/ BioNTech recebidos pelo Estado da Bahia”. Por conta disso, programou-se “a aplicação da primeira somente na zona rural, onde algumas localidades estão em atraso por faixa etária em relação à vacinação na sede”.

No entanto, os seguidores do perfil da Prefeitura discordaram desse encaminhamento e se posicionaram em diversas mensagens nos comentários da publicação.

“Nossa, é desesperador ser conquistense nessa gestão lamentável!!! Conquista é a terceira maior cidade da Bahia e só recebeu essa porcentagem de vacinas pq??? Decerto pela falta de transparência das doses não aplicadas! Aí o Governo do Estado acha que tá sobrando!!!! Sobrando tá a falta de vergonha na cara com um atraso tão descarado! O ódio que eu tô não cabe em mim!”, disse uma internauta.

“Um dos maiores absurdos é segunda abrir tudo mas só ser feriado pra vacinar rs certamente a @sheilalemosandrade e a @ramonacerqueira acham que o vírus tira descanso em final de semana e feriado e que estamos em situação de nos darmos ao luxo de vacinar o dia que der rs essa administração é um vexame”, comentou um internauta marcando a prefeita Sheila Lemos.

“Segunda feira,a prefeitura e todos os órgãos públicos devem funcionar, afinal o comércio será aberto”, reclamou um internauta na publicação.

“segunda feira feriado pra vacina, mas não é feriado pro trabalhador??????”, disse outra internauta.

A última vez que o município vacinou pessoas com a primeira dose foi no dia (12/08), quando recebeu uma remessa com 5.926 vacinas. Na ocasião, houve a aplicação da primeira para pessoas com 33 anos ou mais e incluídas as gestantes, puérperas e lactantes (até 12 meses) com 18 anos ou mais.

Segundo a Prefeitura, a primeira dose nos pontos de vacinação na cidade só voltarão a atender a população por faixa etária na próxima remessa que for recebida pelo município, sem data prevista.

O estado da Bahia tem 7.182.927 vacinados contra a covid-19 com a primeira dose, dos quais 3.040.786 receberam também a segunda aplicação. Há também, 252.310 vacinados com o imunizante de dose única. Até as 17 horas desta sexta-feira, o total da população baiana vacinada é de a Bahia 67% com 18 anos ou mais (estimada em 11.084.666) com, pelo menos, a primeira dose ou com a vacina de dose única.

Em Conquista, segundo dados do Boletim Epidemiológico da SMS, nesta sexta-feira (13/08), foram confirmados 12 novos casos da covid-19, contabilizando 34.432 pessoas que já se infectaram com a doença Do total de confirmados, 33.695 estão recuperados, 597 evoluíram para óbito e 140 estão em recuperação e 19 internados e 121 estão em tratamento domiciliar.

Em relação à ocupação dos leitos destinados à covid-19, 49 pacientes estão internados em parte dos 128 leitos disponíveis pelo SUS para pacientes com Covid-19 no município, representando 27,6 % de ocupação de leitos clínicos e 47,1 % de UTI.

Foto: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *