Prefeitura de Conquista adia 3ª fase da reabertura do comércio

A Secretaria Municipal de Saúde irá publicar um novo protocolo que determina um intervalo de 15 dias para o início das próximas fases da retomada das atividades comerciais 14 de junho de 2020 Karina Costa

Neste domingo (14/06), o prefeito Herzem Gusmão assinou o decreto 20.342 que adia o início da terceira fase do plano de retomada das atividades comerciais de Vitória da Conquista, quando bares e restaurantes, com exceção dos serviços de self-service, voltariam a funcionar a partir da segunda-feira (15/06). Segundo o protocolo aprovado pelo Comitê Gestor de Crise (CGC), que fez reunião no domingo (14/06), como nessas empresas há maior risco de contágio da covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde irá publicar, nos próximos dias, um novo protocolo para o início das próximas fases da reabertura do comércio.

De acordo com o coordenador do Comitê Gestor de Crise, Kairan Rocha, o plano de abertura do comércio será modificado sempre que necessário para garantir a segurança da população. “O nosso protocolo é muito dinâmico e as alterações são feitas de acordo com o que temos acompanhado sobre o comportamento e fluxo das pessoas nas ruas”, enfatizou.

O novo decreto também modificou o horário de funcionamento dos armarinhos e das lojas de tecidos. A partir da próxima quarta-feira (17/06), esses estabelecimentos irão integrar o grupo 2 da fase 1 e funcionarão às segundas, quartas e sextas-feiras, no período da tarde, e às terças e quintas-feiras pela manhã. Além disso, houve a prorrogação de medidas já estabelecidas anteriormente, como o uso obrigatório de máscaras, a suspensão de visitas aos cemitérios por sete dias e o teletrabalho para o serviço público essencial.

Os comerciantes e empresários que não cumprirem as medidas de segurança estabelecidas pela Prefeitura irão receber advertências, notificações e poderão ter as suas licenças e/ou alvarás de funcionamento suspensos. As regras e orientações para o setor comercial estão no site da Prefeitura Municipal e o monitoramento será realizado pela Central de Orientação e Fiscalização para enfrentamento à covid-19.

De acordo com o último Boletim Epidemiológico, divulgado pela Prefeitura Municipal neste domingo (14/06), Conquista possui 361 casos confirmados da covid-19 e cinco mortes.

Foto de capa: PMVC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *