Prefeitura de Poções confirma primeiro caso da covid-19

A vítima é um homem de 56 anos, que deu entrada no Hospital São Lucas no dia 1º de junho, e será transferido para Vitória da Conquista 4 de junho de 2020 Alexya Leite

Na manhã desta quarta-feira (03/06), a cidade de Poções registou o primeiro caso confirmado de coronavírus. O anúncio oficial aconteceu em live no Facebook por meio do perfil da Prefeitura Municipal. No vídeo, o prefeito Leandro Mascarenhas (PTB), a Secretária de Saúde, Lorena Mascarenhas, e o Coordenador Municipal da Vigilância em Saúde, Wesley Freitas, fizeram o comunicado.

De acordo com Freitas, a vítima é um homem de 56 anos, residente em Poções. Ele realizou testes sorológicos depois de apresentar sintomas semelhantes aos da Dengue e, após sete dias, foi submetido ao teste rápido, que deu negativo para o novo coronavírus.

O homem deu entrada no Hospital São Lucas em 1º de junho e realizou uma nova testagem na madrugada desta quarta-feira (03/06), quando testou positivo para a doença. O coordenador da Vigilância em Saúde disse que, por apresentar desconforto respiratório, o atendimento ao paciente foi classificado como urgente, sendo encaminhado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

O poçoense apresenta quadro de saúde estável e será transferido para uma vaga de enfermaria, que já foi liberada, em Vitória da Conquista, para atendimento especializado. Como a UPA de Poções está disponível apenas para atender casos leves da covid-19 e não possui leitos de internação para o tratamento de pacientes com a doença, foi solicitada a regulação, termo utilizado para a transferência de uma cidade para a outra. A forma de contágio não foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Município.

Já na tarde da quarta-feira (03/06), o prefeito de Poções emitiu o decreto 176/2020, que determina a suspensão de alvarás e do funcionamento de atividades comerciais não essenciais como restaurantes, lojas de comércio varejista e atacadista, clínicas de estética, academias, casas de shows, entre outros. A normativa também dispõe sobre as medidas de segurança que os estabelecimentos em funcionamento devem adotar.

Foto de capa: Reprodução/Internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *