Hoje é dia de escolher quem vai comandar a Uesb nos próximos quatro anos

Apuração vai iniciar às 23h e o resultado final deverá sair na madrugada do do dia 12 11 de abril de 2018

Das 8h às 22:30h, hoje, dia 11, alunos, professores e técnicos escolhem o novo reitor ou a nova reitora e vice da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.  As chapas concorrentes são Alternativa acadêmica encabeçada por Daniel, Renova Uesb com Luis Otávio e Tempo de replantar sonhos tendo à frente Márcia Lemos.

De acordo com Manoel Araújo, membro da Comissão Eleitoral, “a comissão está trabalhando exaustivamente e para que tudo transcorra da melhor forma”. Ele disse que em casa mesa de recepção dos votos haverá três mesários, o presidente, o vice-presidente e o secretário e, além disso, cada chapa poderá colocar até dois fiscais em cada local de votação. “Os fiscais já estão com as listas dos votantes, os crachás e todos os materiais necessários para exercerem as funções”.  A Comissão Eleitoral ainda está circulando pelas mesas nos três campi para resolver as demandas.

Para a votação, há uma divisão entre os diferentes tipos de curso de graduação, programas de graduação e pós-graduação e os servidores. No campus de Vitória da Conquista, serão cinco mesas de votação. A mesa um estará na Biblioteca Central, e os votantes serão os servidores; a mesa dois abrangerá os estudantes dos cursos de Biologia (Bel), Ciências Contábeis, Computação, Direito, Engenharia Florestal, Física, Comunicação Social e História, e estará alocada na sala quatro do Módulo I. Já a mesa três, localizada auditório dois do Luizão, receberá os votantes dos estudantes dos cursos de Geografia, Agronomia, Letras Vernáculas, Administração, Biologia (Licenciatura.) e Economia. A mesa quatro irá recolher os votos dos estudantes do curso de Medicina, PARFOR, EAD, Programas de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu,  no módulo de Medicina. E a quinta mesa estará localizada no módulo IV, recebendo os votos dos estudantes dos cursos de Filosofia, Cinema, Psicologia, Ciências Sociais, Pedagogia e Matemática.

O campus de Jequié terá apenas três mesas, a primeira se alocará no Módulo Administrativo e receberá a votação dos servidores, já a segunda e a terceira, vão recolher a votação dos estudantes, e estarão localizadas, respectivamente, no Pavilhão Manoel Sarmento e no auditório do Módulo Manuel Sarmento.  Em Itapetinga, também haverá três mesas: uma para servidores, o módulo de sala de aula; a mesa dois será na Biblioteca e a mesa três no auditório, essas receberão os votos dos estudantes.

Infográficos: Locais de votação nos três campi.

Durante a votação, os candidatos e apoiadores não poderão se manifestar utilizando adesivos ou camisetas, mas estão liberados os botons e as preguinhas.  Para votar, será preciso apresentar um dos documentos oficiais de identificação com foto: RG, carteira de motorista ou passaporte. Não serão aceitas as carteiras de passe e crachás.

A apuração começará às 23h e só terminará quando a Comissão Eleitoral já tiver o nome da chapa vencedora.  Após o resultado, segundo o Regimento Eleitoral, o Conselho Universitário  precisa aprovar e encaminhar uma lista tríplice ao governo do estado, que conterá os três candidatos mais votados, dentre os quais o governador poderá escolher qualquer um.  Essa decisão poderá ser divulgada a qualquer momento após o dia 26 de abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *