Governo da Bahia recebe 159 respiradores de empresa do Rio Grande do Sul

Os equipamentos foram entregues em Salvador e serão distribuídos para hospitais públicos da capital e de cidades do interior baiano 21 de maio de 2020 Felipe Ribeiro

O governo baiano recebeu, na noite desta quarta-feira (20/05), uma carga de 159 respiradores fabricados por uma empresa do Rio Grande do Sul. Os equipamentos foram entregues em Salvador e serão distribuídos para hospitais públicos da capital e de cidades do interior baiano a partir desta quinta-feira (21/05).

O secretário estadual de saúde, Fábio Vilas-Boas, disse que foram investidos mais de R$ 3,5 milhões na aquisição dos respiradores. Ele espera que os equipamentos já estejam funcionando até a noite de quinta-feira. “Os respiradores foram fabricados no Brasil e têm capacidade para ventilar todos os pacientes de coronavírus, incluindo adultos, crianças e recém-natos, e também servem para transportar pacientes de uma unidade hospitalar para outra”.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou ainda que outras compras de respiradores foram feitas e devem chegar nos próximos dias vindos da China. Uma das aquisições foi feita pelo governo estadual e a outra, pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), totalizando 110 novos respiradores.

A Bahia deve receber uma nova leva de monitores, que são equipamentos utilizados para exibir informações sobre a saúde do paciente e são utilizados junto com os respiradores, até 10 de junho. Na última terça-feira (19/05), o estado recebeu 100 monitores que já foram distribuídos para as unidades de saúde.

Foto de capa: Sesab

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *