Mais de 90% dos mesários no 2º turno em Conquista são voluntários

Na 39º zona eleitoral da cidade, todos os mesários que irão atuar neste domingo são voluntários 28 de novembro de 2020 Cíntia Gonçalves

Neste segundo turno das eleições municipais, Vitória da Conquista conta com um contingente de 90,3% dos mesários que atuarão de forma voluntária neste domingo (29/11).  Das três zonas eleitorais da cidade, 39, 40 e 41,  39º zona  terá todos os mesários voluntários, de acordo com a chefe de cartório Zélia Souza. 

Como forma de agradecimento aqueles que se dispõem a realizar esse trabalho gratuitamente, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), o desembargador Jatahy Júnior, concedeu medalha de mérito eleitoral a cinco mesários. Dentre as pessoas homenageadas estava Idelvânia Ferreira, voluntária na 39ª zona eleitoral. Ela representou os demais colegas na cerimônia de condecoração.  

Um dos benefícios para quem atua como mesário é receber a capacitação e, além disso, adquirir experiência no exercício da democracia. Além disso, se o mesário participar de um concurso público e ficar em empate com outra pessoa na classificação, ele terá vantagem em relação ao concorrente, mas somente se estiver no edital da prova. 

Outro benefício é a validação do serviço como horas complementares no ensino superior, a depender do convênio/acordo firmado entre o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e instituições de ensino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *