Prefeitura de Jequié amplia serviços em funcionamento durante a pandemia

O novo decreto autoriza a abertura de laboratórios, clínicas e a realização de cultos religiosos aos sábados e domingos 21 de maio de 2020 Felipe Ribeiro

Nesta segunda-feira (18/05), a Prefeitura de Jequié publicou o decreto 20.506 que inclui laboratórios e clínicas na lista de serviços essenciais, além de autorizar a realização de cultos religiosos aos sábados e domingos. Desde o dia 16 de março, a cidade passou a cumprir medidas de isolamento social como a suspensão das aulas nas escolas das redes pública e privada e de eventos que reúnem 30 ou mais pessoas.

Entre os estabelecimentos que poderão funcionar, a partir desta segunda-feira, estão as clínicas odontológicas e veterinárias para atendimentos emergenciais, clínicas médicas em geral, de fisioterapia e de psicologia. Quanto às práticas religiosas, com exceção das pessoas acima de 60 anos, os demais poderão participar de atividades em igrejas, templos e centros espíritas, de 7h às 19h, tendo como limite máximo 20% da capacidade do local e a distância mínima de 1,5 m de uma pessoa para a outra.

Medidas anteriores

Anteriormente, no mês de março, foi publicado o decreto 20.354, que restringiu a circulação injustificada de pessoas no município, seus distritos e povoados. Os moradores poderiam ser abordados pela polícia e encaminhados às suas residências em caso de descumprimento da medida, que determina o recolhimento obrigatório, todos os dias da semana, das 22h às 5h. Só é permitida a circulação de pessoas que se deslocam para os seus locais de trabalhos, de carros oficiais, das equipes de vigilância e segurança.

No dia 14 de maio, o governo estadual determinou, por 10 dias, o toque de recolher na cidade, proibindo, das 20h às 5h, a abertura de estabelecimentos comerciais (exceto farmácias) e o trânsito e a permanência de pessoas em vias, locais e praças públicas.

Com o decreto desta segunda-feira (18/05), além da nova lista de estabelecimentos, podem continuar funcionando supermercados, farmácias, bancos e lotéricas, borracharias, hotéis, pousadas e pensões. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Jequié tem 201 casos confirmados da covid-19 e quatro mortes.

Foto de capa: Reprodução/Internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *