Salvador está em oitavo lugar entre as capitais que mais elegeram mulheres vereadoras nas eleições de 2020

Dentre as nove candidatas eleitas, a mais votada foi Ireuda Silva, mulher, negra, frequentadora da Igreja Universal e vice-presidente da Comissão de Reparação e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde. 17 de novembro de 2020 Júlia Andrade

O número de vereadoras eleitas em Salvador subiu de 7 para 9 em 2020. A capital soteropolitana é a oitava no ranking de capitais que mais elegeram mulheres para o parlamento municipal em em 2020.

Em seu perfil no Facebook, o professor do curso de Comunicação da UFBA, Wilson Gomes, analisou o novo cenário. Segundo ele, dois terços das vereadoras eleitas são de direita ou da base bolsonarista e cinco delas são negras, das quais três são da esquerda e duas da direita. “A Velha Cidade elegeu, pela primeira vez, uma candidatura coletiva: Pretas Por Salvador.”, destacou.

As três  mulheres, que irão desempenhar um mandato coletivo na Câmara Municipal de Salvador, são todas filiadas ao PSOL: Laina Crisóstomo, Cleide Coutinho e Gleide Davis. Porém, somente a primeira oficialmente, poderá participar das sessões e votar, porque a legislação eleitoral, ainda não aceita mandatos coletivos. No entanto, por se tratar de um mandato compartilhado, as decisões serão tomadas pela as três e a gestão de governo do mesmo, também.

Dentre as nove candidatas eleitas, a mais votada foi Ireuda Silva, mulher, negra,vice-presidente da Comissão de Reparação e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e  frequentadora da Igreja Universal. O coletivo Pretas por Salvador foi o menos votado e tem uma contradição religiosa. “Cada uma delas tem a sua e deixaram isso bem claro”, explicou Wilson. 

Confira abaixo a lista completa das candidatas eleitas a vereadora:

1- Ireuda Silva (Republicanos) 

2- Marcelle Moraes (DEM) 

3- Debora Santana (Avante) 

4- Marta Rodrigues (PT) 

5- Cris Correia (PSDB) 

6- Roberta Caires (Patriota) 

7- Catia Rodrigues (DEM) 

8- Maria Marighella (PT) 

9 – Laina Crisóstomo do coletivo  Pretas por Salvador (PSol) 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *