1 de maio de 2020

#DETURPADO| Governo da Bahia não planeja transferir pacientes com covid-19 da região Sul para Conquista

A informação começou a circular depois que o repórter da TV Santa Cruz, Roger Sarmento, entrou ao vivo no jornal Bahia Meio, para falar sobre o aumento do número de casos da covid-19 em Ilhéus e Itabuna

Circula nos grupos de Whatsapp a informação de que pacientes das cidades de Ilhéus e Itabuna, na região Sul da Bahia, diagnosticados com a covid-19 e internados em estado grave, serão transferidos para hospitais de Vitória da Conquista. Outra publicação, que pede aos conquistenses apoio para impedir a medida, também foi compartilhada no aplicativo.

Outra publicação, que pede aos conquistenses apoio para impedir a medida, também foi compartilhada pelo WhatsApp.

As mensagens começaram a circular depois que o repórter da TV Santa Cruz, Roger Sarmento, de Itabuna, entrou ao vivo no jornal Bahia Meio, de Salvador, para falar sobre o aumento do número de casos da covid-19 na região Sul. O vídeo desse trecho da edição do telejornal está disponível no Youtube.

No programa, Sarmento disse que o Secretário de Saúde do estado, Fábio Vilas Boas, em entrevista à TV Santa Cruz, afirmou que, caso a estrutura hospitalar montada na região não fosse suficiente para atender os infectados, eles poderiam ser movidos para outras UTI’s. “Foi uma resposta dele a uma pergunta que eu fiz. […] os pacientes poderão ser removidos para outras Unidades de Terapia Intensiva em Salvador, em Conquista, mas a expectativa é que as medidas adotadas sejam suficientes”.

No dia 30 de abril, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), em resposta as mensagens que começaram a circular nas redes sociais sobre o assunto, emitiu uma nota na qual classificou as informações como falsas e irresponsáveis.

A Sesab afirmou ainda que trabalha para que qualquer paciente seja atendido em seu município ou região, mas lembrou que o Sistema de Saúde Único (SUS) é universal e que, caso haja necessidade, as pessoas doentes podem ser atendidas em qualquer localidade.

Portanto, a informação divulgada recebe o selo de DETURPADO porque não existe um plano do governo do estado de transferir pacientes com covid-19 da região Sul para o Sudoeste da Bahia, mas é possível que isso possa acontecer, dependendo da situação do doente e do hospital ou Unidade de Pronto Atendimento que o acolheu. Nesse caso, a fala do secretário foi adulterada, gerando uma falsa interpretação da realidade dos fatos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *