Atléticas Voraz e Brocadora são campeãs dos Jogos Universitários Conquistenses de 2026

As semifinais e finais de volêi e futsal aconteceram no domingo, 29 de março, no Estádio Municipal Edvaldo Flores 10 de abril de 2026 Lázaro Oliveira e Luan Pereira*

No domingo, 29 de março, a segunda edição dos Jogos Universitários Conquistenses (JUC) chegou ao fim, com a consagração da Atlética Voraz (Odontologia Fainor) no vôlei e a vitória da Brocadora (Administração Unex) no futsal. No Estádio Municipal Edvaldo Flores, em Vitória da Conquista, o atraso de uma hora para o início das partidas e as chuvas estenderam o encerramento do evento para às 23h30.

O primeiro confronto das semifinais do futsal foi entre as equipes Autarquia (Direito Fainor) e Medusa (Medicina Veterinária Unex). A partida foi marcada por destaques de cada time, de um lado Daniel Silva, camisa 11 da Autarquia, e do outro, André Fellipe, camisa 10 da Medusa. 

Após a segunda falta cometida por Daniel Silva, o principal jogador da Autarquia foi expulso, recebendo o segundo amarelo, que causou o cartão vermelho. Logo após a expulsão, João Manoel, da Medusa, acertou um chute de fora da área e garantiu a classificação do seu time para a final pelo placar de 1×0.

Na segunda semifinal, a campeã da primeira edição do JUC, Brocadora (Administração Unex), enfrentou a Devastadora (Sistema de Informação Unex). Confirmando o favoritismo, a campeã abriu o placar com Daniel Oliveira. Mas a Devastadora virou o jogo com gols de Pablo Kluge e Arthur Prates.

Após sofrer a virada, a Brocadora se lançou ao ataque, utilizando a tática do goleiro-linha, quando o goleiro é substituído por um jogador de linha, assim fazendo com que o time fique com a vantagem de 5 contra 4, porém sem o goleiro.

Faltando 10 segundos para acabar a partida, Tiago Júnior, da Brocadora, empatou a partida, levando-a para as penalidades. A decisão por pênaltis teve um total de 28 cobranças e o pênalti decisivo veio dos pés do atleta da Devastadora, Eduardo Alves, que mandou para fora, garantindo assim a classificação da Brocadora para a final.

Por volta das 22h, a decisão de terceiro lugar ficou entre a Devastadora e a Autarquia. No formato de 3×3, a Autarquia goleou por 4×2, com direito a dois gols do camisa 9, João Lucas, e garantiu o terceiro lugar na modalidade. 

A final aconteceu às 22h30 entre as equipes Brocadora e Medusa. Márcio Muller, camisa 99, abriu o placar com um chute cruzado. Apesar de sofrer o gol, a equipe da Medusa continuou apostando em contra-ataques, quando, em uma escapada na velocidade, o camisa 10, André Fellipe, empatou a final.

O jogo seguiu truncado, quando, no minuto 12 do segundo tempo, a partida teve que ser paralisada por conta das fortes chuvas. As equipes então se reuniram e decidiram em comum acordo que a grande final fosse decidida nos pênaltis. Após oito cobranças, Guilherme Lima decidiu o jogo para a Brocadora, consagrando-se assim bicampeão do JUC.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Vôlei Misto

A primeira partida da semifinal do vôlei misto foi o embate de Voraz (Odontologia Fainor) contra a Devoradora (Medicina Afya). A Voraz confirmou o favoritismo, vencendo por dois sets a zero e avançando para a grande final. Do outro lado, a Traumática (Fisioterapia Unex) enfrentou a Caçadora (Medicina Ufba) e também venceu por dois sets a zero.

A disputa pelo terceiro lugar ficou entre as atléticas de medicina. Numa partida disputada, a Caçadora saiu na frente, vencendo o primeiro set por 18×14. No segundo set, a equipe da Devoradora venceu por 18×10, empatando os sets. No tie-break, a Devoradora garantiu o terceiro lugar, vencendo por 15 a 13.

Na grande final, as equipes protagonizaram um primeiro set acirrado, com a Traumática vencendo por 27×25. Entretanto, a partir do segundo set, a Voraz buscou a reação, vencendo por 2 x14. A decisão foi para o tie-break, no qual a equipe de Odontologia da Fainor se mostrou melhor, vencendo por 15×7 e levando o título da modalidade.

O que é a JUC?

Iniciado em 2025, o campeonato JUC tem como objetivo fomentar a interação social entre estudantes de diferentes instituições de ensino superior, incentivar o trabalho em equipe, além de divulgar e apoiar talentos locais no esporte. Todos os jogos são transmitidos no canal da JUC, via YouTube.   

Em 2026, a competição abrangeu sete modalidades, que foram disputadas em locais públicos e privados de Vitória da Conquista de 14 a 29 de março. Os vencedores de cada esporte receberam prêmios em dinheiro, com valores variáveis de R$ 400 a R$1.350, a depender da categoria.  

Participaram do campeonato equipes formadas por alunos de diversas instituições da cidade, como Uesb, Ufba, Ifba, Unex, Afya, Fainor, Uninassau, entre outras faculdades e centros universitários da região. As modalidades incluem futsal, vôlei, corrida e jogos eletrônicos.

JUC 2025

A primeira edição do JUC aconteceu de 8 a 23 de março de 2025. No futsal, os campeões foram os estudantes de Administração da Unex, da Atlética Brocadora. No futevôlei, venceram os representantes da Fainor, da Atlética Impiedosa. Outra atlética da Unex, do curso de Fisioterapia, venceu no vôlei de praia.

Foto de capa: Nanda Deda

*Lázaro Oliveira e Luan Pereira são bolsistas do Programa de Extensão Jornalismo como forma de Transformação Social no combate à Desinformação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *