Quem somos

O Avoador é um produto laboratorial da disciplina Jornalismo Digital, pertencente à grade curricular do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). É uma realização dxs alunxs do 6º semestre, que, após mergulharem na teoria sobre o jornalismo na internet, suas especificidades e características, foram às ruas em busca dos acontecimentos da atualidade.

Lançado em abril de 2016, o site surge como um contraponto ao jornalismo diário de notícias mais curtas, apuração limitada pelo tempo exíguo e padronização visual. Daí o porquê apresentam-se aqui reportagens mais longas, fruto de uma apuração mais demorada e de uma pluralidade de fontes, bem como a apresentação do conteúdo de forma mais diversificada, com a experimentação mais livre de diferentes formatos (texto, vídeo, foto, infográfico, etc). A preocupação com a ética foi o elemento basilar e condutor dos trabalhos, em uma busca constante pela proximidade com a veracidade dos fatos e uma maneira de demonstrar respeito às histórias das fontes e suas decisões e pela responsabilidade com a informação divulgada ao público.

Além disso, houve um cuidado em criar uma identificação com o público local, e o nome Avoador, o biscoito que referencia a cidade de Vitoria da Conquista, é representação dessa conexão com a cultura regional. A partir dessa perspectiva, a linha editorial foi desenvolvida para abarcar um jornalismo com compromisso social, voltado para o encontro com a alteridade, para dar visibilidade aos vulneráveis sociais, às minorias marginalizadas e combater os diferentes tipos de preconceito, o racismo e todos os ataques à dignidade humana. Mas isso sem desconsiderar os temas do cotidiano e aqueles que influenciam as decisões da cidadania na cidade de Conquista, a “capital” do sudoeste da Bahia.  As editorias definidas sintetizam essas escolhas:

Em CONECTADO, destacamos os temas mais discutidos nas principais redes sociais e abordamos o universo tecnológico e suas implicações na vida cotidiana;

Debates que envolvem a participação cidadã na Uesb e em Vitória da Conquista estão em POLÍTICA;

MARIA MARIA dá um espaço especial à mulher por acreditar na sua potência e na importância de tratar temas que apontem as contradições que a circundam na sociedade;

OLHARES URBANOS conta histórias de personagens da cidade de Conquista;

PÁGINA CENTRAL é a área dedicada às reportagens sobre os acontecimentos contraditórios, com temáticas mais gerais;

Em PAPO ABERTO, apresentam-se as entrevistas com nomes que podem ajudar a entender melhor sobre assuntos polêmicos ou que exigem mais reflexão para formar uma opinião mais consistente;

XERETA é nossa editoria dedicada à checagem de falas, fatos ou informações de caráter duvidoso veiculadas em publicações de outros meios ou ditas por figuras públicas, como os políticos, no âmbito de Vitória da Conquista, e as publicações compartilhadas nas redes sociais, como WhatsApp e Facebook;

Os assuntos mais importantes do momento são retratados nas charges e quadrinhos da editoria REQUADRO;

Em MULTIMÍDIA, você encontra todo o nosso conteúdo produzido em formato de áudio e vídeo;

JORNALISMO IMPORTA, por fim, é nossa editoria que trata de questões relacionadas aos fazeres do ofício, trazendo matérias que abordam assuntos atuais sobre o nosso campo profissional.

Este é o Avoador – um site para quem quer fugir do modo tradicional de se fazer jornalismo.

REGRAS REPUBLICAÇÃO

Como o Avoador é um site para a produção laboratorial em uma universidade pública e não tem fins lucrativos, é possível republicar as reportagens em outros espaços. Para isso, é preciso que as seguintes regras sejam cumpridas:

1.Os títulos e intertítulos não podem ser modificados. Também o corpo do conteúdo não pode ser editado, reduzido ou descontextualizado. As fotos utilizadas também precisam ser a mesmas utilizadas na publicação do Avoador.

2.Em todas as matérias republicadas é obrigatório constar Avoador com seu link e os nomes dos autores e, nas fotos, o crédito do responsável. Se as redes sociais forem  utilizadas para divulgação do conteúdo, é preciso também remeter ao Avoador: @siteavoador ou  facebook.com/siteavoador.

3.As produções multimídia e quadrinhos poderão ser republicados desde que tenham os créditos e os links para o site do Avoador. Em qualquer hipótese, é proibida a modificação do material.

Responsável: Prof.ª Carmen Carvalho
Coordenação do Colegiado de Comunicação/Jornalismo:  Prof.º Danilo Duarte
Reitor da Uesb: Prof.º Luiz Otávio Magalhães.