Avoador e Band Conquista FM firmam parceria para cobertura das Eleições 2026

Profissionais da emissora e estudantes do programa de extensão da Uesb trabalham juntos para ampliar o alcance do jornalismo local durante o pleito 6 de agosto de 2026 < Karina Costa*

Entre agosto e outubro, o Site Avoador realiza uma cobertura especial das Eleições 2026 em parceria com a Band FM 99.1. Jornalistas da emissora e bolsistas e voluntários do Programa de Extensão Jornalismo de Transformação Social, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), vão produzir conteúdos, entre notícias, reportagens, vídeos e coberturas em tempo real nas redes sociais.

De acordo com a coordenadora da ação de extensão, a professora Carmen Carvalho, a parceria busca ampliar o alcance do jornalismo local durante o processo eleitoral. “É papel do jornalismo garantir que os cidadãos tenham acesso a informações bem apuradas para votarem conscientes. Essa união contribui para a formação dos estudantes e, ao mesmo tempo, mostra para a sociedade a produção jornalística realizada pela universidade no interior da Bahia.”

Para o diretor geral da Band Conquista, Emanuell Menezes, a colaboração entre profissionais da imprensa e estudantes de Jornalismo torna a cobertura eleitoral ainda mais qualificada na cidade. “A aproximação entre a universidade e os veículos de comunicação é fundamental para o fortalecimento da democracia e para a construção de um jornalismo cada vez mais responsável, ético e comprometido com a verdade.”

No próximo domingo, 9 de agosto, ocorre a primeira cobertura em tempo real fruto da parceria. Os estudantes vão até a capital do estado, Salvador, para acompanhar o debate entre os candidatos ao governo da Bahia, organizado pela Rede Bandeirantes.

Na ocasião, serão sabatinados os candidatos ACM Neto (União Brasil), Jerônimo Rodrigues (PT) e Ronaldo Mansur (PSOL). A transmissão acontecerá pelo canal de televisão da Band, rádio BandNews FM, Band Bahia no Youtube e Band FM Conquista, a partir das 19h30. No Instagram do Avoador, o público poderá acompanhar os destaques do evento.

Parceria nas Eleições 2024

Nas Eleições Municipais de 2024, o Avoador produziu 240 conteúdos, entre eles parcerias com a Band FM 99.1, Coar Notícias, Conquista Repórter e Coreto. Somente o trabalho com a filial da Rede Bandeirantes rendeu 44 cards, nove reportagens, quatro notícias e dois vídeos.

O trabalho incluiu conteúdos de utilidade pública sobre o processo eleitoral, agendas dos candidatos, reportagens de dados, além de checagens e matérias da editoria Jornalismo Importa. A equipe também cobriu o debate realizado pela Band FM 99.1, no Colégio Sacramentinas, em setembro, com os prefeituráveis Sheila Lemos (União), Waldenor Pereira (PT) e Marcos Adriano (Avante).

No dia do pleito, com a Band Conquista, o Avoador entrevistou os candidatos em seus locais de votação e, ao final do dia, acompanhou a apuração dos resultados das urnas.

Naquele ano, a equipe responsável pela cobertura foi composta pelos bolsistas do programa de extensão Arthur Vitor, Kamile Cardoso, Rafaella Leite, Rian Borges e Vitor Barboza, sob a supervisão do editor-chefe, o jornalista Denilson Soares, e coordenação da professora e jornalista Carmen Carvalho.

10 anos de Avoador 

O Site Avoador foi criado em 2016 como produto da disciplina Jornalismo Digital que, com o novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC), passou a se chamar Jornalismo na Internet I e II, dividida em dois semestres. Em 2018, com o lançamento da editoria de checagem Xereta, o combate à desinformação passou a ser uma das atividades do veículo. 

Um ano depois, em 2019, após aprovação em edital extensionista da Uesb, o projeto se tornou o Programa Contínuo de Extensão Jornalismo como Forma de Transformação Social.

A redação funciona de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, no Laboratório de Jornalismo da universidade. Atualmente, a ação de extensão conta com cinco bolsistas e três voluntários, sob coordenação da professora Carmen Carvalho e supervisão da editora-chefe, a jornalista Karina Costa. 

Desde o ano de 2020, as bolsas do programa têm sido financiadas por meio dos editais de extensão da Uesb e das emendas parlamentares do deputado estadual Hilton Coelho, que fez aportes em 2024, 2025 e 2026. Em dez anos, foram publicados mais de 2.500 conteúdos jornalísticos.

Além da produção jornalística para 11 editorias, em 2025, o programa realizou uma pesquisa sobre desertos de notícias no Sudoeste da Bahia. Foram aplicados formulários em escolas estaduais de seis municípios: Piripá, Jânio Quadros, Cândido Sales, Caetanos, Aracatu e Caraíbas.

Em 2026, a ação de extensão passou a integrar o Mapa Brasileiro da Educação Midiática, levantamento da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Confira aqui o relatório de atividades de 2025.