Cinenômade homenageia o artista conquistense Gildásio Leite nesta terça (02)

Projeto realiza exibições gratuitas de produções audiovisuais feitas em Vitória da Conquista 2 de setembro de 2025 Luísa Pereira*

As exibições da primeira temporada da mostra Ciclos de Memória do Audiovisual Conquistense, organizada pelo projeto Cinenômade, começam nesta terça-feira (02/09), às 19h, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. O ator, realizador audiovisual e ativista Gildásio Leite, conhecido como “o Fera” e falecido em janeiro de 2019, será o primeiro homenageado.

A sessão inicia com a exibição da gravação de uma roda de conversa com os produtores culturais e filhos de Gildásio, Pauline e João Gabriel. Promovido pelo Conselho de Cultura para discutir o edital que leva o nome do ator, o bate-papo ocorreu em 28 de outubro de 2020. Com a obra, a mostra busca instigar os espectadores a refletir sobre as políticas públicas destinadas à cultura na cidade.

O filme “Voz da Cidadania, a Crônica de Uma Cidade”, dirigido por Gildásio Leite, será exibido em seguida. O curta-metragem retrata a vida e o trabalho precário dos habitantes dos bairros Simão e Campinhos, na zona rural de Vitória da Conquista, onde a produção da farinha era uma das principais atividades.

O evento é coordenado pelo historiador Afonso Silvestre, que também é curador da mostra, juntamente com o cineasta George Neri. Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público em geral.

Sobre o projeto 

As sessões ocorrerão semanalmente, sempre às terças-feiras, exceto nos dias 9 e 23 de setembro; 21 de outubro e 25 de novembro. Serão exibidas obras de realizadores e cineastas como Jorge Melquisedeque, Esmon Primo, Gildásio Leite, Paulo Thiago e Gaguinho, além de produções do curso de Cinema da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), que completa 15 anos em 2025.

Criado em 2018, o Cinenômade retorna depois de cinco anos de pausa. Desde o seu surgimento, já recebeu duas premiações do Ministério da Cultura: a primeira em 2019 e a segunda em 2023. Ambas foram decorrentes da 1ª edição do evento, nomeada “Notas sobre o Fascismo ou as Realidades Sociopolíticas do Século XX”, realizada durante três meses na Praça do Ceus, no bairro Alto Maron.

*Luísa Pereira é bolsista do Programa de Extensão Jornalismo como forma de Transformação Social no Combate à Desinformação.

Foto: Blog do Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *