1ª Feira Literária de Conquista começa nesta quarta (14)

Zezé Motta, Jean Wyllys e o escritor indigena Daniel Munduruku são alguns dos convidados do evento 14 de novembro de 2023 Raquel Soreira

Nesta quarta-feira (15/12),  acontece pela primeira vez a Feira Literária (Fliconquista), em Vitória da Conquista, tendo como sede o Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, entre os dias 15 e 19 de novembro. A programação é gratutita e tem 40 horas de atividades divididas em quatro espaços: arena literária; ciranda das infâncias; via literária e palco literário. 

O tema da Fliconquista é “Literatura e Liberdade”, sendo uma celebração da Independência da Bahia,  que completou 200 anos em julho de 2023. Também é uma homenagem ao poeta Camilo de Jesus Lima. De acordo com a curadora do evento, Ester Figueiredo, o tema serve como guia para a construção das ações. “Esse enfoque permitirá um direcionamento para as atividades, abordando a liberdade como direito e a liberdade de criação literária na programação principal.” Ela também destacou que a diversidade como outra das propostas a serem fortalecidas na feira. “Contaremos com a presença de pessoas indígenas, afro, mulheres e também da juventude.”

O poeta Camillo, viveu de 1912 a 175, nasceu em Caetité, e produziu uma diversidade de conteúdos, desde sonetos clássicos até versos livres, tendo como temas que a história da Bahia e do Brasil. Desde jovem, denunciou a escravidão e foi um defensor dos ideais do bem comum, igualdade e justiça, mesmo em tempos ditatoriais , como a escravidão. Entre suas publicações, estão “Poemas”, “O Maior Poeta Moço do Brasil”, “Viola Quebrada”,  “A Bruxa do Fogão Encerado”.

A Fliconquista com uma programação diversa em quatro espaços. Na arena literária, haverá debates, games, oficinas, performances e atividades artísticas para público jovem. No espaço ciranda das infâncias, as crianças terão contação de histórias e brincadeiras. A parte literária contará com estandes de editoras, livrarias, bate-papo com autores e lançamentos de livros. No palco literário, no auditório principal, haverá mesas de conversa, show e bazar.

Entre as presenças confirmadas estão artistas locais e nacionais, como o escritor indígena Daniel Munduruku, a artista Zezé Motta, o cantor Gean Ramos Pankararu, o jornalista e escritor Jean Wyllys, e a cantora Ana Barroso.  O evento tema ainda atividades com programas e projetos sociais parceiros, como a Biblioteca Comunitária Donaraça; o Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura); e o Coletivo Multiverso Cultural

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *