1ª FliConquista irá homenagear o poeta baiano Camillo de Jesus Lima
O evento terá a distribuição gratuita de exemplares das obras de Camillo de Jesus Lima e uma apresentação do gênero literário de resistência dos grupos de Batalhas de Slam 6 de outubro de 2023 Gabriela Nascimento e Fernanda VitóriaNa última quinta-feira(04/10), no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, foi apresentada a programação da 1° edição da Feira Literária de Vitória da Conquista, que terá como o homenageado o poeta baiano Camillo de Jesus Lima.
De acordo com os curadores Ester Figueiredo e Elton Becker, a primeira edição da feira terá como tema “Literatura e Liberdade”, com destaque para o Bicentenário da Independência da Bahia. “Iremos abordar a liberdade como direito e expressão, e contaremos com a presença de mulheres, da juventude, do povo indígena e afro. Trabalhando com esse conceito, vamos favorecer o encontro dos escritores conquistenses com outros artistas e fazedores de cultura”, explicou Ester.
O intuito do evento será reunir diferentes coletivos da juventude e valorizar a arte com diversidade cultural. Durante o encontro houve um momento em que o público podia tirar as suas dúvidas e trazer as suas contribuições para a feira. “É muito importante que Vitória da Conquista tenha seu espaço, porque aqui é um celeiro cultural muito forte, tem muitos artistas expressivos. Uma cidade com essa marca da cultura, da arte, tem que está presente mostrando sua identidade cultural”, acrescentou assessora de comunicação da Feira Literária, Érika Camargo.
Na ocasião, o professor e membro do movimento artístico e cultural de Vitória da Conquista, Dirlei Bonfim, ressaltou que a arte conquistense precisa ser resgatada de forma urgente, especialmente o Cine Madrigal e o Teatro Carlos Jeová que estão aguardando uma reforma. “Uma reforma que nunca saiu das gavetas dos gabinetes. Nós vamos aproveitar os espaços da feira literária para discutir sobre isso.”
Já o vereador por Vitória da Conquista, Valdemir Dias, disse que está aguardando ansiosamente essa feira literária na cidade. “Assim como acontece em Mucugê, a gente fica com aquela vontade de que a nossa cidade também recebesse, e eu tenho certeza que será a primeira de muitas feiras literárias, um espaço que vai ser democrático e aberto a todas discussões.”
Durante a programação da FliConquista, além da exposição de livros e escritores convidados, haverá a distribuição gratuita de exemplares reeditados das obras poéticas de Camillo de Jesus Lima e uma apresentação do gênero literário de resistência dos grupos de Batalhas de Slam.
O debate contou com a presença de membros da academia conquistense de letras, com o coletivo de arte e cultura de vitória da conquista, com o blog do Rodrigo Ferraz, com educadores e artistas da cidade, com vereadores e com escritores. O professor e membro do movimento artístico e cultural de Vitória da Conquista, Dirlei Bonfim afirmou que a arte conquistense precisa ser resgatada de forma urgente, ele citou que o (Cine madrigal e o teatro carlos jeová) estão aguardando uma reforma. “Uma reforma que nunca saiu das gavetas dos gabinetes, nós vamos aproveitar os espaços da feira literária para que nós discutamos sobre isso.
O vereador Valdemir Dias declarou que estava aguardando ansiosamente essa feira literária em vitória da Conquista “Assim como acontece em Mucugê, a gente fica com aquela vontade de que a nossa cidade também recebesse e eu tenho certeza que será a primeira de muitas feiras literárias, um espaço que vai ser democrático e aberto a todas discussões.”