1º dia da FliConquista apresenta uma diversidade de mostras e trabalhos audiovisuais

Sugestão de olho: Cerca de 800 pessoas prestigiaram as obras expostas, como quadros, fotografias e gravuras, e os trabalhos de estudantes, os curta metragens 16 de novembro de 2023 Rafaella Leite

Nesta quarta-feira (15/11), no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, aconteceu a abertura da primeira edição da Feira Literária de Vitória da Conquista (FliConquista), que vai até 19 de novembro, e o tema é “Literatura e Liberdade”. Cerca de 800 pessoas prestigiaram as obras expostas, como quadros, fotografias e gravuras, e os trabalhos de estudantes, os curta metragens. 

O coordenador do evento, André Effgen, ressaltou a importância da promoção de mostras culturais que valorizem a raiz e os frutos da terra para a sociedade conquistense. “Um evento como a feira literária em Conquista, que congrega e agrega tantas vertentes de arte e cultura, tem um potencial imenso. Primeiro, porque oportuniza a muitas pessoas que, ao longo dos últimos tempos, por conta da pouca valorização das políticas culturais, tiveram seu acesso negado e, segundo, porque democratiza o acesso à literatura, ao teatro e à música.” 

A abertura da FliConquista contou com a exposição dos projetos artísticos: Tempo de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística ( EPA) e Produções de Vídeos estudantis (Prove) criados por estudantes de escolas de toda a Bahia. 

Dentre as produções audiovisuais da categoria, Prove encontra-se o curta-metragem elaborado pelo estudante, Luís Eduardo do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) de Vitória da Conquista, que retrata as mulheres da independência. “Nosso curta traz como tema principal o bicentenário de Independência da Bahia, com foco nas heroínas baianas: Maria Felipa, Maria Quitéria e Joana Angélica. Nós fizemos também um aprofundamento histórico sobre as personagens e sobre as vestimentas utilizadas na época”.

A visitante Maria Rita de Cássia enfatizou o quanto a cultura é importante.  “Eu estou gostando muito, já era tempo de ter uma feira literária em Conquista, que é um lugar que inspira muitas artes e literatura. A experiência é muito interessante porque muitas vezes não temos esses espaços abertos para o público com várias atividades, lançamentos de livros, oficinas, artistas e pessoas da literatura em geral.”

Confira a cobertura do site Avoador na FliConquista também pelo Instagram @siteavoador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *