2ª Feirinha Casa Aberta abre espaço às artesãs em Conquista
Cerca de 20 mulheres expositoras apresentaram seus trabalhos artesanais 22 de novembro de 2024 Gabriela NascimentoNesta sexta-feira (22/11), a segunda edição da Feirinha Casa Aberta foi realizada, no espaço Casa Curió, no Centro de Vitória da Conquista. Cerca de 20 mulheres expositoras apresentaram seus trabalhos artesanais ao público.
De acordo com a sócia do projeto, Jeane Cândido, a Casa Curió é um espaço físico para pequenos empreendedores e artesãos comercializarem os seus produtos feitos à mão. “A gente presta vários outros serviços, agregando à casa a possibilidade de movimentação de pessoas que, de forma individual, não teriam condições para manter um espaço aberto.”
A Casa Curió surgiu em 2016, quando foi realizada a primeira edição, e disponibiliza espaços para a comercialização de peças em louça, mesa posta, brechós, cachaçaria e produtos aromatizados. A segunda edição teve uma peculiaridade pelo fato de que as expositoras foram todas mulheres. Para a proprietária do brechó Idas e Vindas, Ida Medeiros, o evento é uma oportunidade de promover a moda sustentável. “A gente trouxe essa proposta para a Casa Aberta: a possibilidade das pessoas obterem a moda sustentável”, disse.
Já o professor, Márcio D’Esquivel, que estava como cliente dos expositores, destacou que a Casa Aberta promove a valorização da produção feminina e que vai além da parte comercial. “É uma experiência valorosa, eu frequento e aconselho aqueles que desejam vir”, explicou o professor.
A influenciadora e empreendedora, Ellen Lapa, tem uma loja de comidas asiáticas. Segundo ela, a cultura coreana está em alta, e a Feirinha permite ampliar a mais pessoas a conhecerem os seus produtos. “Não é só pra quem assiste dorama, pra quem escuta k-pop, todo mundo pode provar os produtos. Tem muita coisa diferente e muita coisa gostosa,” enfatizou.
Tayse Testa, que também é organizadora da Feirinha, enalteceu o quanto o projeto é colaborativo e multifacetado e voltado para os empreendedores locais. “ A gente abre a nossa casa, para dar visibilidade, o artesanato local feito a mão aqui na cidade com muita qualidade e com uma curadoria especial.”
A produção da Casa Aberta informou, neste sábado (23/11), que devido às chuvas, a programação deste final de semana foi adiada.