8ª AniCon reúne fãs da cultura K-POP e oriental em Conquista

Fãs da cultura pop prestigiaram a programação que contou com desfile Cosplay Livre, competição de robótica e os concursos de Cosplay e de K-Pop 30 de setembro de 2024 Ana Clara Fontes, Andremax Ribeiro e Dyana Freire

Em 2024, o evento contou ainda com a participação especial do dublador Guilherme Briggs, conhecido por dar voz a personagens, como Buzz Lightyear em “Toy Story”, Cosmo em “Os Padrinhos Mágicos” e aos pinguins em “Os Pinguins de Madagascar”. Outro destaque foi o artista The Kira Justice, com mais de 15 anos de atuação no cenário pop e geek brasileiro.

Para a organizadora do evento, Amanda Cavalcante, o sucesso deste ano superou as expectativas. “A cada ano nos surpreendemos com o público e com a energia da galera. E precisamos cada vez mais de eventos assim em Conquista.”

No sábado (28/09), no início da tarde,  no palco da HE-NET,  foi realizado o desfile cosplay kids, sendo um dos momentos do festival reservado para a criatividade da criançada. As atividades foram encerradas com a  balada Otaku, que ao som da música da cultura pop japonesa, exalta animes, mangás, cosplays e jogos. 

À noite,  no espaço K-POP Fasa, aconteceu o  uma das atividades culturais mais esperadas, o Desfile Cosplay Livre, que contou com a participação de comentaristas, como a atriz e cosplayer Luísa Pacheco e do cosplayer Propmaker Shirou, que são conhecidas entre os cosplayres e animes nacionais.  Ambos foram jurados no concurso do dia seguinte, no domingo. 

O concurso de dança K-POP solo contou com 20 apresentações, tendo no final uma premiação de primeiro, segundo e terceiro lugar. Além dos participantes no palco, a animação do público também chamou a atenção, a cada novo concorrente, aplausos, gritos e pulos eram vistos na plateia, que acompanhava as coreografias. 

O participante do concurso de dança K-POP solo, David Israel de Souza, disse que buscou mostrar o seu lado diferente na apresentação. “Quis mostrar para as pessoas que elas não me conhecem de verdade.” 

Os participantes vencedores da competição K-POP solo foram: em primeiro lugar, Giovanna  Marques; em segundo, Ashilyn Silva; e em terceiro, Matheus Moreno. 

O segundo e último dia do Anicon Festival, 29 de setembro,  foi marcado pela cultura geek em geral, com os os animes, games e o esperado concurso de Dança K-POP em grupo. O tradicional desfile cosplay fechou a tarde, trazendo fãs de todas as idades fantasiados de seus personagens favoritos, exibindo criatividade e dedicação aos detalhes.  Os vencedores no K-POP em grupo foram: primeiro lugar,  ficou com a performance Eclipse, o segundo, com Rain, e o terceiro, com The Randoms. “Este ano eu me surpreendi muito, foram muitos elementos surpresas, grupos trouxeram muitas novidades”,  disse o dançarino e jurado do concurso, Allan Oliveira. 

No palco principal, ao som de músicas conhecidas dos animes, a plateia cantou e dançou junto com os clássicos de séries como Naruto, Dragon Ball e One Piece. No espaço dedicado aos games, o Just Dance atraiu outra parcela do público, enquanto a área de Fifa proporcionou disputas entre os apaixonados por futebol digital.

 

Outra atração bastante procurada foi o tiro ao alvo com arco e flecha, que trouxe um toque de aventura ao evento, desafiando os participantes a testarem as habilidades de mira. As crianças também tiveram um espaço especial com um parque dedicado a elas, garantindo diversão segura para os pequenos.

Além dessas opções de entretenimento, uma área de lojas oferecia, aos fãs do mundo nerd, geek e oriental, produtos, como acessórios de K-Pop, itens de anime e artigos de decoração e comidas coreanas. Para quem buscava inovação, a batalha de robótica chamou a atenção dos interessados em tecnologia. 

 

Cultura oriental no Brasil 

Uma pesquisa do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo, realizada em 18 países pela Fundação Coreana para Intercâmbio Cultural Internacional, entre setembro e novembro de 2020, mostrou o Brasil como o terceiro lugar onde mais cresceu a audiência pelos “doramas” coreanos, termo usado para séries asiáticas.

A cultura asiática tem influenciado o entretenimento, a música, a comida, maquiagens, especialmente por meio das plataformas de redes sociais, trazendo um estilo de vida das pessoas. 

Em Conquista, a jornalista e influencer, Ellen Lapa,  é uma fã e também promotora da cultura K-POP e oriental. Ela dá sugestões de dorama e comidas coreanas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *