Arraiá da Conquista atinge público recorde em 2024

Evento contou com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) 25 de junho de 2024 Kamile Cardoso e Marco Ryan

Após seis dias de festa, o Arraiá da Conquista que aconteceu do dia 18 de junho até o dia 23 de junho, finalizou a edição de 2024 com um público de cerca de 100 mil pessoas, no Centro Cultural Glauber Rocha, e o show de 21 artistas no palco principal. Evento implementou a acessibilidade com intérpretes de Libras (Língua de Sinais).

O evento teve lotação máxima de 25 mil pessoas na quinta-feira (20). Por conta disso, os portões do Centro Glauber Rocha foram fechados, o que deixou uma parte do público insatisfeito. Nos shows de Forró do Mariá, Rony Barbosa, Nadson Ferinha e Targino Gondim, foi o que gerou mais reclamações de quem chegou depois das 23h e encontrou os portões fechados.

O coordenador de Cultura da Prefeitura de Conquista, Alexandre Magno, lamentou que o público fosse deixado de fora, mas explicou que foi para garantir a segurança no evento. “Superou as expectativas, e o espaço é limitado. O projeto foi analisado e aprovado pelo corpo de bombeiros. Já estamos avaliando a possibilidade para no próximo ano uma área para mais de 50 mil pessoas, para que todos possam aproveitar essa festa.”

Para a universitária da Uesb, Carol França,  o evento conseguiu trazer artistas que contribuíram para reunir um público diverso no mesmo espaço. ”Eu acho esse tipo de evento muito importante pra cidade, porque, além de ser de graça, também consegue agregar um público de diferentes idades.  Nadson, por exemplo, que conseguiu fazer a galera mais nova cantar, e Amado Batista trouxe as pessoas mais velhas.”

O cantor Amado Batista, que na programação estava marcado para o sábado (22/06), teve problemas para chegar à cidade por conta das condições climáticas e teve seu show transferido pela Prefeitura de Conquista para o domingo (23), às 16h. A mudança não desanimou o público, que compareceu e prestigiou o artista.

Além das atrações no palco principal, o Arraiá da Conquista contou com um palco alternativo que com uma programação diferenciada, com quadrilhas e artistas locais no palco. 

Um dos destaques durante o evento foi a inclusão de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), uma obrigatoriedade para acessibilidade de pessoas com deficiência. Para o intérprete Huille Silva, essa iniciativa trouxe inclusão. “A importância é muito grande pelo direito à igualdade de acesso a esses eventos culturais”. Jaqueline França, outra intérprete que participou do evento, também enfatizou o impacto da acessibilidade. “A gente vê uma grande participação da comunidade surda nesses ambientes, e pretendemos continuar levando essa acessibilidade na perspectiva musical”.

O Arraiá da Conquista encerrou sua edição deste ano com grande êxito, apesar dos desafios enfrentados. O evento foi um verdadeiro sucesso, marcado por um recorde de público. 

A segurança do local foi feita pela Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de bombeiros, Defesa Civil e Simtrans. O evento promovido pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *